Ceará
Homens em cargos de liderança no Ceará ganham até 230% mais que mulheres
No Ceará, homens em cargos de liderança recebem salários até 230% maiores que suas colegas mulheres. No setor de extração de petróleo, por exemplo, chefes homens podem ganhar até R$ 23 mil, enquanto líderes femininas recebem apenas R$ 6,9 mil.
Esses dados vêm da plataforma de inteligência da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), baseada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2022. A pesquisa inclui diretores, gerentes e dirigentes públicos, e revela que, apesar dos avanços, mulheres ainda enfrentam grandes obstáculos para alcançar e consolidar posições de liderança.
Nesse contexto, a adoção da agenda ESG (ambiental, social e de governança) nas empresas é crucial para promover mudanças no mercado de trabalho, complementando as políticas públicas existentes e combatendo a desigualdade de gênero.
Embora a igualdade salarial entre homens e mulheres seja garantida por lei desde a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) de 1943, a realidade prática mostra outra história, em grande parte devido à falta de fiscalização. Em 2023, foi sancionada a legislação nº 14.611/2023, que estabelece sanções mais severas para quem descumprir essa regra.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

