Regional
Homem mata gato com tiro de espingarda em Acopiara
Um gato foi morto com um tiro de espingarda na tarde desta segunda-feira, 14 na cidade de Acopiara, região Centro Sul do interior do Ceará. O animal foi alvejado com um tiro de espingarda de pressão. O caso aconteceu na Rua Ernesto Pereira, Bairro Nova Acopiara. A proprietária do animal presenciou toda a sena e acionou uma equipe da Guarda municipal que foi ao local e conseguiu apreender a arma utilizada no crime.
O autor do disparo conseguiu se evadir da prisão em flagrante e se apresentou minutos depois na Delegacia municipal onde foi liberado após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Maltratar animal é crime!
Pode ser um cachorro que vive acorrentado na casa vizinha, um pet shop que mantém animais em gaiolas minúsculas ou até um cavalo que é explorado até o seu limite na rua. Todas essas situações ou qualquer outra que configure maus-tratos devem ser levadas a conhecimento da polícia e de entidades ambientais.
A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.
O que configura maus-tratos a animais:
Abandonar
Ferir, mutilar ou envenenar
Manter preso permanentemente em correntes
Manter em locais pequenos e sem higiene
Não abrigar do sol, da chuva e do frio
Deixar sem ventilação ou luz solar
Não dar comida e água diariamente
Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido
Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força
Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse
Capturar animais silvestres
Promover violência como rinhas, farra-do-boi, dentre outros
Outros exemplos estão descritos no Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas.
Fonte: Acopiara News
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

