Ceará
Guarda Municipal, PRF e Força Nacional reforçam segurança no Ceará; PM é preso no Crato
O Ceará amanheceu com reforço na segurança na manhã desta quinta-feira (20), após a paralisação de grupos de policiais iniciada na terça-feira (18). A Polícia Civil do Estado do Ceará reforçou o trabalho ostensivo nas ruas de Fortaleza e cidades do interior. Os policiais civis estão escalados em serviço extraordinário para reforçar a segurança da população.
Em Fortaleza, a Secretária Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) iniciou o plano de reforço no policiamento na capital ainda na madrugada. Equipes da Guarda Municipal cobrem pontos de grande movimentação de pessoas, veículos e corredores comerciais. Além do serviço habitual do órgão, a prefeitura informou que colocou nas ruas agentes extras.
Já em Sobral, onde o policiamento foi reduzido com o ato de grupos de PMs, equipes da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) fazem rondas na cidade. Equipes do órgão também reforçam a segurança próximo ao hospital onde o senador Cid Gomes foi internado após ser atingido por dois tiros, na tarde desta quarta-feira, quando tentou entrar um quartel da polícia com uma retroescavadeira. A equipe é composta por 12 homens e três viaturas. Também está no local um grupo do Núcleo de Operações Especiais (NOE), também da PRF.
De acordo com o coronel Acácio, da PM em Sobral, oito equipes da instituição fazem o policiamento nas ruas nesta manhã. O número só não é maior, segundo ele, porque as viaturas que tiveram os pneus furados estão passando por manutenção.
Envio da Força Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou nesta quarta, o envio da Força Nacional para o Ceará “a fim de proteger a população cearense, em razão de movimento paredista por parte das polícias estaduais do Ceará”. O envio será feito nesta quinta e deve permanecer no estado por 30 dias, conforme portaria assinada por Sergio Moro. “A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”, detalha a portaria.
O envio ocorre em meio ao motim de policiais militares que reivindicam aumento salarial. Um projeto que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará aumento o salário de um soldado militar de R$ 3,2 mil para R$ 4,5 mil, em reajuste progressivo até 2022.
Paralisações no Cariri
No município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, 42 viaturas estavam paradas na manhã desta quinta, no Centro da cidade. Além dos carros da polícia, há um caminhão do Corpo de Bombeiros e um veículo da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) também parada, com os pneus esvaziados. No local também há cerca de 400 homens encapuzados que dizem ser policiais, todos de braços cruzados.
Ainda na cidade, uma ocorrência de incêndio foi registrada durante a paralisação de policiais. No bairro São José, foi registrado um incêndio em uma marmoraria. O Corpo de Bombeiros foi até o local e controlou as chamas. Não houve registros de feridos e as causas do incêndio vão ser estudadas.
Os comerciantes de Juazeiro do Norte fecharam as portas mais cedo na quarta-feira. Segundo os comerciantes da cidade, há uma previsão de queda nas vendas de 40% .
Policial preso por incendiar veículo
Segundo a Secretaria da Segurança Pública durante a operação de reforço policial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), uma equipe da Delegacia Regional do Crato deteve um policial militar suspeito de atear fogo em um veículo.
Segundo a SSPDS, o fato ocorreu no município do Crato, no bairro Ossian Araripe, na madrugada desta quinta. Conforme relatado pela vítima, a motivação do crime seria uma crítica feita por ela, em uma rede social, contra os motins ocorridos no Estado. O procedimento policial está em andamento.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

