Regional
Guarda Municipal de Acopiara passa a utilizar Taser
A Guarda Municipal começa a utilizar armamento não letal, as chamadas armas Taser. O efetivo é um dos primeiros a contar com este tipo de armamento no interior do Ceará.

A Guarda Municipal começa a utilizar armamento não letal, as chamadas armas Taser. O efetivo é um dos primeiros a contar com este tipo de armamento no interior do Ceará.
Os guardas foram capacitados, técnico e psicologicamente, para uso do equipamento. O treinamento é mais uma atividade de preparação continuada na formação de uma Guarda Municipal mais preparada. Nas aulas, os agentes recebem orientação onde desenvolveram o manuseio, montagem, desmontagem, manutenção, aplicação correta e outros procedimentos operacionais para o uso da Taser.
A Taser é uma arma que, ao ser acionada, lança através de descarga elétrica dois dardos que atingem e imobilizam o alvo numa distância de até 10m.
O Prefeito Dr. Vilmar ouviu explicações dos agentes sobre o uso do equipamento. “Queremos uma Guarda mais atuante, preparada para o trabalho diário na cidade e para grandes eventos também. Nós estamos felizes por contar com pessoas qualificadas no nosso efetivo”, disse Dr. Vilmar.
O Comandante da Guarda Municipal, Mulato, ressaltou que só em último caso, e como forma de defesa, os guardas utilizarão a Taser. “É uma ferramenta que só pode ser usada com responsabilidade. Por isso os agentes receberam, principalmente, conhecimentos sobre todo manuseio para realizar ações municiadas com o equipamento”, afirmou Mulato.
Os agentes lembraram que o guarda também tem que se proteger para dar proteção à integridade física da população e pela conservação de prédios e bens públicos.
Funcionamento
As armas, que funcionam emitindo uma descarga em ondas “T”, agem diretamente no sistema nervoso sensorial e no sistema nervoso motor, imobilizando a pessoa atingida imediatamente. O período de paralisação depende do tempo em que o gatilho estiver pressionado. Cada disparo totaliza cinco segundos de imobilização.
Johnny Pereira
Assessoria de Comunicação
comunicacao@acopiara.ce.gov.br
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas