Iguatu

Grupo de amigos se reúne e discute criação de Instituto Dom Mauro em Iguatu

Published

on

Um grupo de amigos do Bispo Emérito de Iguatu já falecido, Dom José Mauro Ramalho, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 11/06, na casa em que o bispo viveu por quase 20 anos em Iguatu, localizada na Praça São Sebastião, conhecida como Praça da Casa de Saúde.

Diocese ía alugar casa para terceiros

O objetivo da reunião é discutir sobre a possibilidade de transformar o imóvel em um Instituto, que levaria seu nome. Esse grupo de amigos entre eles, Zé Vicente, José Ivo Ferreira, Socorro Pinheiro, Marcone de Oliveira ,Fátima Sobreira e José Duqueza que conviveram com Dom Mauro em diversos momentos de sua vida religiosa em Iguatu, desde sua chegada em 1960 nessa terra, realizaram um café da manhã nesse dia de Corpus Christi e aproveitaram o ensejo para dar os primeiros passos em busca da criação do instituto.

Amigos reunidos discutindo a criação do Instituto Dom Mauro

Uma pequena equipe, representando o grupo que, por razões de prevenção sanitária, impostas pela ameaça da pandemia do corona vírus, não pode estar presencialmente. Segundo Zé Vicente, cantor, compositor e amigo particular de Dom Mauro, a casa é mais que um imóvel. “Aqui está um pedaço de chão sagrado, pequeno santuário doméstico, famíliar, afetivo e fortemente simbólico”, afirmou ele.

O amigo e músico acrescentou que, por isso, nosso primeiro gesto não poderia ser outro, senão o do respeitoso e emocionado silêncio e gratidão ao Divino Mistério do Amor que nos chama para cuidar e fazer da Casa de Dom Mauro, o lugar que sempre foi sob o pastoreio e presença física dele. Uma Betânia, casa de amizade, de oração, de comida compartilhada, de cotidiana celebração da eucaristia e comunhão de vida testemunhal, porque de entrega gratuita e serviço pascal, para quem aqui chegasse, principalmente os pobres, necessitados de pão, de escuta,de palavra boa, de abraço, de uma boa e feliz gargalhada. Assim precisamos e queremos ser na missão que assumimos agora, neste dia santo de Corpus Christi.

Café da manhã no Feriado de Corpus Christi deu início à reunião

Aqui estaremos para acolher, relembrar e atualizar, celebrar pequenas histórias que não passam, por que nasceram de vida doada integral e humildemente. Aqui estará sempre alguma pessoa disposta, a ouvir e animar corações e mentes e, até compartilhar um pedaço de pão, um copo d’água, uma canção que desperte e anime, quem dela esteja carente. Aqui estaremos acolhendo pessoas e pequenos grupos que cheguem para recordar, estudar, plantar e levar sementes nativas, refletir e desfrutar, somar nos cuidados, da fonte histórica e memorial, de nosso primeiro bispo, que por mais de meio século foi referência de Amor e vigor humano e cristão para muita gente nesta Diocese de Iguatu e no Regional Nordeste I,da CNBB, que compreende toda Igreja Católica no Ceará.

Nada de espetacular, para ser visto. É para tocar e ” encher o mais íntimo dos corações”, que assumimos, humildemente, sinceramente, essa missão.
Com essas palavras, o grupo parte agora em busca de apoio, principalmente da Igreja Católica, através da Diocese de Iguatu, no intuito de tornar realidade esse sonho dos amigos de Dom Mauro.

EM ALTA

Sair da versão mobile