AssuntosNet
Governo propõe sete mudanças para Previdência

O governo apresentou ontem sete pontos para a reforma da Previdência. Estão na lista convergência de aposentadoria de trabalhadores privados e funcionários públicos, pensões por morte, idade média de aposentadoria e renúncias fiscais. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, afirmou hoje (17) que o governo ainda não tem uma posição fechada sobre as iniciativas de reforma da Previdência que pretende encaminhar ao Congresso Nacional no prazo de dois meses. Ele disse que os sete pontos apresentados na tarde desta quarta-feira (17) no Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social, fazem parte de um “roteiro de discussão” a ser debatido pelos representantes dos trabalhadores, aposentados e empresários. Como a proposta, se aprovada, terá efeitos somente daqui a alguns anos, Rossetto disse que a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é “muito importante”.
Câmara aprova texto-base de MP que reduziu número de ministérios
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o texto-base da medida provisória editada pela presidente Dilma Rousseff que reduziu de 39 para 31 o número de ministérios do governo. A MP, que integrou o pacote de ajuste fiscal do governo, extinguiu e fundiu algumas pastas. Os deputados ainda analisarão destaques propostas de alteração no texto que podem mudar o teor da matéria, o que deverá ocorrer na quinta-feira. Pelo texto, a Secretaria de Assuntos Estratégicos foi extinta; Relações Institucionais, Secretaria Geral e Gabinete de Segurança Institucional foram incorporadas ao novo ministério, intitulado Secretaria de Governo; Pesca foi incorporada ao Ministério da Agricultura; Previdência e Trabalho se fundiram em um único ministério, assim como Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Para oposição, MP não reduziu gastos porque estruturas foram mantidas.
Agência rebaixa nota do Brasil
S&P cita crise política e falta de reformas para reduzir nota do país. S&P rebaixa nota do Brasil, que volta ao nível de 2006. Após cinco meses, a agência de classificação de risco Standard& Poor’s voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil, agora de BB+ para BB, dois degraus abaixo do selo de bom pagador. Com isso, o rating brasileiro regride uma década em 2006, a nota do País foi de BB para BB. A agência alertou para desafios ainda consideráveis e manteve perspectiva negativa. Para analistas, o rebaixamento deve adiar a retomada de confiança dos investidores. Para o governo, o rebaixamento é temporário e será revisto após o Congresso aprovar medidas.
Microcefalia no Ceará
A Secretaria da Saúde do Ceará investiga 243 notificações de microcefalia no Estado e confirmou 24 da malformação do crânio de bebês entre 2015 e 2016, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (17). O Brasil já registrou 3.935 casos confirmados de microcefalia desde o início da atual epidemia do vírus zika, associado a esse problema de desenvolvimento neurológico. Desse total, em 837 casos está descartada a relação com o zika vírus, segundo o Ministério da Saúde.
Ajustes
Na área federal redução de ministérios. Um pacote de ajustes, incluindo fusão de setores, amadurece na Secretaria da Saúde do Estado. O titular da pasta, Henrique Javi, quer reduzir custos. Entre servidores, o clima é de muita expectativa.
Pezão exonera pastor homofóbico
Depois de defender a cura gay, o pastor evangélico Ezequiel Teixeira foi exonerado da Secretaria estadual de Direitos Humanos do Rio.
Mobilização
O Sintaf, Sindjustiça e outras entidades de servidores estaduais paralisarão as atividades nos dias 23 e 24. É a pressão por reajuste salarial. O Palácio da Abolição prometeu tratar do tema só em março.
Governo derrota Cunha e ganha fôlego
Apoiado pelo Planalto, o deputado Leonardo Picciani (RJ) foi reeleito líder do PMDB na Câmara por 37 votos a 30. Foi uma vitória da presidente Dilma, que se empenhou na eleição e agora ganha fôlego para batalhas a serem travadas na Casa, como o impeachment e a aprovação da CPMF. O maior derrotado foi o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que atuou para eleger o aliado Hugo Motta. A estratégia do Planalto, a partir de agora, será tentar recompor a unidade do PMDB, dando mais voz ao partido nas decisões do governo, e recuperar a estabilidade política.
Aterro Sanitário, a CPI do nada
Participante das sessões na câmara municipal, disse não ver avanço nos trabalhos quando se trata de CPI.
Insegurança
Um cenário complicado que apresenta no momento com cadeia interditada e delegacias superlotadas. Enquanto isso, a população vive insegura e os profissionais da área com dificuldades para executarem tarefas.
Aos visitantes
A empresa que administra Zona Azul poderia colocar outdoor nas saídas do município orientando sobre este serviço na cidade. Muitos visitantes desconhecem.
Agora é oficial
Conforme esta coluna divulgou, o médico Marnewton sai da disputa para a prefeitura municipal. Alega que a falta de entendimento com o grupo de Mirian seria a principal causa. Comenta-se ainda o baixo índice nas pesquisas.
Assuntosnet: Quinta -feira (18) de fevereiro , 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!
-
Videos14 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos15 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos4 dias atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos8 horas atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025