Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Governo considera retomar horário de verão em novembro de 2025

Publicado

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) está discutindo com o presidente Lula a possível volta do Horário de Verão em 2025, em algumas regiões do Brasil. A medida, que foi encerrada em 2019, voltou a ser considerada por conta do aumento na demanda por energia elétrica e do risco de sobrecarga no sistema, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Caso seja retomado, o Horário de Verão — que adianta os relógios em uma hora — começaria em 1º de novembro de 2025 e seguiria até 15 de fevereiro de 2026.

Atualmente, a análise sobre a viabilidade da medida é mais complexa do que no passado. Além do consumo de energia, o ONS está considerando outros fatores, como o volume de chuvas, que influencia diretamente na geração das hidrelétricas, e a expansão das fontes renováveis, como a energia solar e eólica. O retorno do horário de verão poderia favorecer o aproveitamento dessas fontes e aliviar o sistema elétrico nos momentos de pico de consumo.

Técnicos do MME estão produzindo relatórios para embasar a decisão. O clima em 2025 tem sido marcado pela neutralidade climática, ou seja, sem influência dos fenômenos El Niño ou La Niña — uma condição que não ocorria desde 2013, ano que antecedeu uma das maiores crises hídricas do país. De acordo com o Plano de Operação Energética (PEN) 2025, a mudança no horário ajudaria a reduzir a necessidade de uso das usinas termelétricas, mais caras e poluentes, além de contribuir para preservar os níveis dos reservatórios das hidrelétricas em períodos de seca.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA