Brasil
Gilmar Mendes dá prazo de 10 dias para que Temer explique decreto sobre reserva na Amazônia

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes determinou nesta quarta-feira (31) que o presidente Michel Temer tem um prazo de 10 dias para explicar o decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados, entre os estados do Amapá e Pará, na Amazônia.
A decisão do ministro foi tomada em resposta a uma ação movida pelo Psol, contra o decreto presidencial. O partido, no entanto, informado de que seria Gilmar Mendes o relator do mandado de segurança, tentou retirar a ação. Mas, como o ministro deu andamento ao processo, a decisão de Gilmar inviabilizou a desistência do Psol.
Ainda nesta quarta (30), o juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, determinou a suspensão dos efeitos de “todo e qualquer ato administrativo tendente a extinguir a Reserva Nacional”
A decisão do magistrado atendeu a um pedido feito em ação popular aberta pelo cidadão Antônio Carlos Fernandes. De acordo com a ação, a área de proteção ambiental não poderia ser extinta sem autorização do Congresso Nacional.
-
Videos22 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Iguatu5 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu5 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias5 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça