Policial
Geografia do crime: áreas de Fortaleza com piores IDHs concentram maior número de homicídios em 2020
A violência é um reflexo e, ao mesmo tempo, um agravante das desigualdades socioeconômicas. É o que mostram os dados e o que falam os especialistas. Os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Fortaleza mostram uma relação direta.
Em 2020, as três Áreas Integradas de Segurança (AISs) – divisão da cidade feita pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – que apresentam os bairros com os mais baixos IDHs são as mesmas que têm os maiores números de homicídios. Enquanto isso, as três AISs com os territórios com os maiores IDHs tiveram os menores números de CVLIs.
No ranking de CVLIs – homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – do ano passado, conforme dados da SSPDS, a AIS 9 (confira a lista de bairros no infográfico abaixo) teve o maior número de ocorrências, 210, seguida pela AIS 2, com 166 crimes, e pela AIS 3, com 162 casos.
Na outra extremidade do ranking, estão a AIS 1, com o menor número de homicídios do ano, 52; a AIS 10, com 71 mortes violentas; e a AIS 4, com 74 crimes.
IDHs dos bairros
O Índice de Desenvolvimento Humano foi calculado no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela última vez em 2010. A partir dessas informações, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) calculou os IDHs de cada bairro da Capital.
As AISs com os menores números de homicídios têm os melhores IDHs: na AIS 1, os bairros Meireles (0,95) e Aldeota (0,87) têm o Índice considerado alto pelo IBGE – ou seja, acima de 0,8. E o bairros Mucuripe (0,79), Varjota (0,72) e Praia de Iracema (0,72) têm IDH médio – entre 0,5 e 0,79. E apenas dois bairros têm o Índice baixo – inferior a 0,5.
A AIS 10 tem um bairro com o IDH alto (Dionísio Torres, 0,86), sete bairros com o IDH médio (Papicu, Lourdes, Cidade 2000, Guararapes, Engenheiro Luciano Cavalcante, Joaquim Távora e Cocó) e cinco bairros com o IDH baixo. Enquanto a AIS 4 tem três bairros com IDH médio (Centro, Farias Brito e São Gerardo) e seis bairros com IDH baixo.
Já nas três AISs com mais mortes violentas, todos os bairros têm IDH baixo: na AIS 9, são dez bairros, com destaques negativos para Canindezinho e Parque Presidente Vargas (ambos com IDH 0,14) e Planalto Airton Sena (0,17).
Na AIS 3, são 12 bairros, inclusive Conjunto Palmeiras (IDH 0,12) e Jangurussu (0,17). Enquanto na AIS 2, são oito bairros, entre eles Genibaú (0,14) e Siqueira (0,15).
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

