Brasil
Fungos da Amazônia podem ser usados para combater o mosquito da dengue, diz estudo da UFAC
Um estudo da UFAC mostrou que fungos da Amazônia podem matar as larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. A pesquisa, publicada na revista Brazilian Journal of Biology, testou 23 espécies de fungos coletados do solo da floresta.
O autor do estudo é Gleison Rafael Queiroz Mendonça, engenheiro florestal, biólogo e doutorando em biodiversidade e biotecnologia. Ele obteve as larvas do mosquito em áreas próximas às casas na cidade de Rio Branco, no Acre.
O experimento durou dois anos e foi divulgado no dia 27 de outubro. A ideia é desenvolver um inseticida natural e seguro contra o Aedes aegypti, usando substâncias da floresta que já estão adaptadas ao ambiente.
O inseticida pode ser mais eficiente que os outros tipos, pois os fungos são capazes de infectar e matar as larvas do mosquito rapidamente. Além disso, o inseticida pode ser mais sustentável e menos tóxico para o meio ambiente e para as pessoas.
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
