Brasil
Fungos da Amazônia podem ser usados para combater o mosquito da dengue, diz estudo da UFAC
Um estudo da UFAC mostrou que fungos da Amazônia podem matar as larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. A pesquisa, publicada na revista Brazilian Journal of Biology, testou 23 espécies de fungos coletados do solo da floresta.
O autor do estudo é Gleison Rafael Queiroz Mendonça, engenheiro florestal, biólogo e doutorando em biodiversidade e biotecnologia. Ele obteve as larvas do mosquito em áreas próximas às casas na cidade de Rio Branco, no Acre.
O experimento durou dois anos e foi divulgado no dia 27 de outubro. A ideia é desenvolver um inseticida natural e seguro contra o Aedes aegypti, usando substâncias da floresta que já estão adaptadas ao ambiente.
O inseticida pode ser mais eficiente que os outros tipos, pois os fungos são capazes de infectar e matar as larvas do mosquito rapidamente. Além disso, o inseticida pode ser mais sustentável e menos tóxico para o meio ambiente e para as pessoas.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

