Noticias
Fraude no INSS: governo começa a devolver valores a vítimas nesta quinta-feira; veja como pedir reembolso
Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber os valores de volta a partir desta quinta-feira (24). No primeiro lote, 400 mil beneficiários serão contemplados com os reembolsos. O critério de pagamento segue a ordem de solicitação: quem aderiu primeiro ao acordo será reembolsado antes. Após esse início, os depósitos seguirão em lotes diários de até 100 mil pessoas nos dias úteis.
Segundo o governo federal, o ressarcimento está disponível para quem contestou os descontos e não recebeu resposta das entidades envolvidas. Aproximadamente 1 milhão de segurados já aderiram ao processo, o que representa quase metade dos 2,05 milhões de pessoas aptas. O prazo para contestar descontos irregulares vai até 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo poderá ser feita mesmo após essa data. Os valores serão depositados diretamente na conta do benefício, com correção monetária pelo IPCA, e sem a necessidade de informar dados bancários adicionais.
A devolução será feita de forma administrativa, sem necessidade de processo judicial. Ao aceitar o acordo, o beneficiário renuncia ao direito de acionar judicialmente o INSS, mas ainda pode processar as associações responsáveis pelos descontos irregulares. A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. Para participar, é necessário que o segurado tenha contestado os descontos e não tenha recebido retorno em até 15 dias úteis.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

