Futebol

Fortaleza tem o melhor desempenho defensivo da Série B até o momento

Published

on

Fortaleza tem o melhor desempenho defensivo da Série B; Números mostram o quanto jogadores de defesa são importantes para atual campanha do Tricolor.

Pode até ser que, como diz o clichê do futebol, “a melhor defesa seja o ataque”. Mas, no caso do Fortaleza na Série B do Brasileiro, quando os homens de frente entraram numa fase de seca, foi o pessoal da retaguarda que segurou a barra. Muito dos 65% de aproveitamento do Leão na competição é fruto da defesa sólida.

Basta olhar a classificação para ver que o Fortaleza tem a melhor defesa da competição. Em 19 jogos, o Tricolor tomou 13 gols – média irrisória de 0,68 gol sofrido por partida. E isso não é por acaso. Dados recolhidos no Footstats mostram que o líder da Série B tem muitos méritos no sistema defensivo.

Dos 20 times que disputam a Série B, o Fortaleza é o que mais exige finalizações dos adversários para sofrer um gol. São necessário, em média, 15 chutes a gol para que um balance a rede tricolor. Aliás, acertar a meta do Leão também não é tarefa fácil. Apenas 27,4% dos arremates adversários vão ao gol defendido por Marcelo Boeck.

O camisa 1 do time, inclusive, merece destaque. Boeck continua fazendo as defesas difíceis que lhe garantiram permanência por mais três anos no Pici. Segundo o Footstas, em todo o primeiro turno o arqueiro tricolor fez 26 defesas – dez delas consideradas de muita exigência. O número baixo das intervenções totais, entretanto, mostra como as linhas que atuam à frente dele também vêm fazendo um bom trabalho.

Finalizar contra o Fortaleza é tarefa complexa. O time é o terceiro menos bombardeado na Série B, ficando atrás apenas de Boa Esporte e Vila Nova. O bom desempenho nos desarmes é uma das explicações para isso. Adalberto é o destaque no quesito. O polivalente defensor jogou apenas sete jogos, mas conseguiu 17 desarmes – média de 2,4 por jogo. Logo em seguida vem Derley. O “cão de guarda” roubou 31 bolas em 16 jogos, uma média de 1,9 por partida.

Quando não dá para tomar a bola, não há hesitação em chutar para onde o nariz aponta. E Diego Jussani não tem vergonha disso. O zagueiro tem uma média de nove rebatidas por jogo, seguido por Adalberto e Ligger, que afastam quase seis bolas por jogo, segundo contagem do Footstats.

A marcação aplicada do Leão também ajuda. Apostando no futebol moderno, o Fortaleza começa a acompanhar as jogadas adversárias com o centroavante. A consciência defensiva que o time demonstra faz com que o Tricolor seja a equipe com mais jogos sem tomar gols na Série B. Dos 19 jogos do primeiro turno, as redes ficaram intactas nove vezes.

RESULTADOS E RODADA

JOGOS DE ONTEM – SÉRIE B

Avaí 1×0 Vila Nova

Paysandu x Ponte Preta*

JOGOS DE ONTEM – LIBERTADORES

Estudiantes x Grêmio*

JOGOS DE HOJE – LIBERTADORES

Boca Juniors x Libertad – 19h30min

Colo Colo x Corinthians – 21h45min

Flamengo x Cruzeiro – 21h45min

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile