Ceará
Fogo consome área de preservação na Chapada do Araripe
Um incêndio de grandes proporções atinge a Chapada Nacional do Araripe, na região do Cariri, nesta quarta-feira (30). De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), o fogo começou na terça-feira (29), por volta das 14h, no sopé da Chapada do Araripe, na cidade do Crato. Hoje, as chamas se alastraram em direção à FLONA do Araripe, atingindo cerca de 100 hectares de vegetação.
O trabalho de combate ao incêndio está sendo realizado por um grupo de 42 pessoas, que estão em campo desde as 4h da manhã. A expectativa é que o controle do fogo seja feito ainda hoje. O Governo do Estado também foi acionado para auxiliar na ocorrência com suporte aéreo, visando um combate mais eficiente. No entanto, o gerente do ICMBIO da Chapada do Araripe, Carlos Augusto, ressalta a necessidade de avaliação de segurança, pois a proximidade do incêndio com a encosta pode representar riscos tanto para os combatentes no solo quanto para os pilotos das aeronaves.
As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas segundo o gerente do ICMBIO, “90% indica que foi criminoso, ou seja, a pessoa teve a intenção irresponsável de colocar fogo na floresta. Isso causa uma aflição grande na gente que protege a primeira Floresta Nacional do Brasil. Precisamos que a população tenha mais consciência da importância dessa área para a região do Cariri.”
Confira a nota da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré na íntegra:
“Informamos à comunidade que, na manhã de hoje, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Praça Padre Elvis Marcelino e com mais de 14 metros de altura, veio abaixo.
Agradecemos imensamente a Deus por não ter causado danos a nenhuma pessoa que circulava pela região no momento. Essa imagem é um símbolo de fé e devoção para nossa paróquia e comunidade, sonhada com tanto carinho pelo Padre Batista, e permanecerá viva em nossos corações e orações.
Contamos com a compreensão e apoio de todos e agradecemos pela solidariedade da comunidade neste momento.
Atenciosamente, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/Pastoral da Comunicação.”
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

