Noticias
Festa do Pau de Barbalha pode virar Patrimônio Cultural do Brasil
Com informações da Assessoria de Comunicação Iphan*
A possibilidade é uma das pautas da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, no próximo dia 17 de setembro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.
Na pauta da 80ª reunião estão as propostas de tombamento do Conjunto Arquitetônico Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG) e da antiga sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), além da proposta de registro com o Patrimônio Cultural do Brasil da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha (CE).
A Festa é uma tradição que se reitera e se atualiza. Além da sua relevância nacional engloba a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. É também, uma referência cultural importante que foi exercida, principalmente, pelas camadas populares do nordeste brasileiro um dos grupos formadores da nacionalidade, além de ser um dos momentos fundamentais na construção e afirmação da identidade da população de Barbalha, da região do Cariri e do Ceará.
Se for aprovada, a inscrição será no Livro de Registro das Celebrações.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

