Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Feira livre de Iguatu mantém tradição e atrai consumidores

Publicado

on

O vai-e-vem é intenso de compradores vindos de vários bairros e da área rural. A feira livre existe aos sábados desde a década de 1950, mas no passado funcionava em outra rua paralela. A partir da construção do Centro de Abastecimento em fins da década de 1960, acompanhou a mudança de endereço, onde permanece nos dias atuais.

“A feira de Iguatu já foi bem mais movimentada porque naquele tempo as pessoas que moravam no campo só vinham um dia por semana, aos sábados, para a cidade”, lembra um dos feirantes mais antigos, Aldivan Dias. “Não havia transporte todos os dias como agora”.

Outro fator que contribui para a diminuição da quantidade de compradores é a abertura de lojas nos bairros e nos distritos. “Cada lugar tem sua vida própria comercial”, observa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, José Mota Luciano.

A CDL, a Associação Comercial e a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo do município levantamento sobre os negócios realizados, o volume de vendas em média na feira livre.

A realização de feira é uma tradição que remonta à Idade Média e está associada à formação dos antigos burgos, cidades, na Europa, na troca de produtos, compra e venda de mercadorias. O Brasil manteve o modelo, vindo pelo colonizador português. No espaço, as pessoas satisfaziam suas necessidades por gêneros alimentícios, novidades oriundas dos artesãos e por produtos industrializados: perfumes, tecidos (cortes de fazenda), calçados.

Nas cidades do Interior, a realização da feira livre caracterizava-se por ser um dia festa, encontro de pessoas, socialização e circulação de dinheiro com os negócios realizados. Havia cordelistas, cantadores, sanfoneiros. “A modernização modificou hábitos e costumes”, observa o urbanista e arquiteto, Paulo César Barreto.

Agricultura familiar

Na feira livre de Iguatu predomina a venda de frutas, verduras, cereais e grãos oriundos da agricultura familiar. Há uma divisão. De um lado, ficam os feijoeiros. Do outro, aqueles que vendem farinha e mais à frente, as bancas repletas de frutas da época, verdura, feijão verde, jerimum, ovo e galinha caipira.

Há barracas com confecção, outras com ferragens e artigos de couro. “É um misto de oferta de produtos”, observa Barreto. Na traseira de uma antiga rural mantêm-se a tradição de se fazer pasteis. Há carrinhos com moenda para extrair o caldo da cana-de-açúcar. Outros trazem produtos de artesanato em tecido e há até um brechó.

Aldivan Dias de Oliveira, 75 anos, tem uma história de 51 anos que trabalha como feirante em Iguatu. “Comecei vendendo tecido, confecção, depois passei para abacate e agora estou com chapéu e ferragens agrícolas (chibanca e foice)”, contou. “Nos anos de 1980 adquiri uma Kombi, onde guardo e comercializo os produtos”.

Antonieta de Moura, 72 anos, há 47 anos está na feira e já chegou a ter uma loja no centro comercial. “Sempre gostei de trabalhar com confecção e alumínio”, disse. “Isso aqui é minha vida, é o meu lazer”. Aldivan, Antonieta e outros estão aposentados, mas continuam firmes, marcando presença na feira de Iguatu.

A dona de casa, Antonia Alves, costuma todos os sábados fazer compra na feira local. “A gente encontra amigas, tem produtos fresquinhos e preço bom”, disse. A atriz amadora, Claudinha Galeno, é frequentadora semanal do espaço. “Procuro novidades, há possibilidades de comprar bons produtos com um preço melhor do que nas lojas”, justifica. “O que eu lamento é a desorganização das barracas e a falta de padronização”.

A banca de dona Gorete Melo, 62 anos, é repleta de condimentos, raízes e folhas para preparar remédios caseiros e temperos. São 30 anos de feira livre. “É uma vida”, afirma em meio ao leve sorriso. “Quero ficar aqui até o dia que puder vir trabalhar”. Com cuidado, arruma os produtos e espera a chegada de clientes. “Tanto faz vender ou não, eu estou aqui todos os dias, graças à Deus”.

Margarida Duarte, 62 anos, começou a trabalhar na feira aos 19 anos. “Isso aqui é meu divertimento”, disse. “Vim da roça com meu pai e mãe e começamos a vender na feira e fomos ficando”.

Fonte: Diário Centro Sul

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.