Regional

Feira da Agricultura Familiar movimenta produtores de Cedro

Published

on

Os agricultores familiares de Cedro participaram da I Feira da Agricultura Familiar, expondo e comercializando seus produtos. Foram diversos produtores dos distritos de São Miguel, Lajedo, Assunção, Vale do Machado e outras localidades.

A secretaria de Agricultura promoveu o evento que contou com parcerias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da Célula de Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Cerca de 35 produtores levaram à praça frutas, hortaliças, verduras, galinha caipira, mel de abelha, tapioca, bolos, queijo, nata, ovos, feijão, fava, caldo de cana, além de peças artesanais e itens como plantas e produtos de limpezas.

O prefeito Dr. Nilson Diniz ressaltou que esta é mais uma oportunidade para os agricultores locais, que também trabalham com uma boa diversidade de produtos orgânicos. “É uma oportunidade de incentivamos a melhoria da renda e o incremento da economia local. Estamos capacitando o produtor e propiciando condições para a população consumir produtos livres de agrotóxicos, direto da roça para a mesa”, reforça.

A feira vai acontecer quinzenalmente e conta com a orientação técnica da Ematerce. Segundo o gerente do escritório local, José André, é importante que a administração municipal insira a Feira calendário no local de eventos. E destaca a parceria: “O produtor que trabalha em pequenas áreas com itens naturais, sem agrotóxico, recebem orientações para a melhoria de seus produtos e provam que aprenderam a lição”, explica André.

Alguns produtos já sendo comercializados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a merenda escolar. Nesta semana, equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitou produtores rurais para colher dados com vistas à elaboração dos custos de produção do que é feito na região. O lavamento é mais um passo importante para o estabelecimento de políticas públicas e cálculo de preços.

Consumidores

A dona de casa Ioneide Moura comprou sequilho, macaxeira, peixe, mel de abelha e destacou a organização. “Desejo que aconteça mais vezes. Nossos produtores estão sendo valorizados, temos aqui produtos de qualidade, vindos diretamente do campo”, disse.

O casal Elialdo e Nina Jerônimo, residente na localidade de Sobrinho, distrito de Assunção, mantém em sua propriedade uma significativa diversidade de produtos. “Vendemos bastante. A Feira é um incentivo e um apoio. Para as demais feiras programadas, vamos aumentar a nossa oferta. O queijo de manteiga foi sucesso de vendas”, frisou Nina.

EM ALTA

Sair da versão mobile