Ceará
Famílias denunciam falhas na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas
O direito de crianças e adolescentes com deficiência a uma educação plena é garantido pela Constituição, mas ganhou novo reforço nesta terça-feira (21) com a criação, por decreto, da Política e da Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. Na prática, entretanto, famílias de Fortaleza ainda enfrentam antigos desafios para garantir esse acesso nas escolas da rede municipal.
A escassez de profissionais de apoio escolar e de assistentes de inclusão, a ausência do Plano Educacional Individualizado (PEI) e as barreiras físicas de acessibilidade estão entre as principais denúncias feitas por famílias, entidades civis e órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Em entrevista, mães de alunos da rede pública municipal relataram a falta de profissionais de apoio e a inexistência de planos individualizados de ensino para seus filhos.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

