Conecte-se conosco

Ceará

Falta de material suspende cirurgias em hospital de cardiologia no Ceará

Publicado

on

O Hospital de Messejana em Fortaleza que é referência em transplantes de coração sofre com a falta de material e suspendeu cirurgias. Uma mulher que prefere não se identificar veio de outro estado para o Ceará em busca de um transplante de coração para o marido.

Ele sofre de uma doença que causa danos ao músculo cardíaco. Desde setembro já apareceram doadores compatíveis. Mas, ele não pôde receber um coração novo, porque o Hospital de Messejana estava sem os materiais necessários para o transplante. “É uma decepção muito grande. O mais difícil é a família doar e teve quatro doações de órgãos perfeitos”, conta.

O hospital foi pioneiro e é referência em transplantes de coração e outras cirurgias cardíacas. Mas segundo médicos e funcionários – que não querem se identificar – as operações estão suspensas há quase duas semanas, por falta de materiais básicos.

O problema está documentado num relatório do setor de enfermagem que aponta a falta de medicamentos usados em anestesia, sedação, controle de pressão arterial e analgésicos. De acordo com a lista, também faltam, no centro cirúrgico, itens como cateter, dreno, fio de sutura e sonda.

Com a suspensão das cirurgias, os corredores do hospital ficaram lotados. A filha de uma paciente que espera por um cateterismo e implantação de stent gravou este vídeo com outras pessoas na mesma situação.

“Meu pai tá aqui há um mês e dez dias pra fazer uma cirurgia de marca passo. não fez porque não tinha material e agora já pegou duas vezes infecções aqui dentro do hospital”, conta a filha de um paciente. “Os pacientes estão comprando remédio. Poque não tem remédio pra controlar pressão, pra coração. tá faltando aqui no hospital”, complementa.

Manifesto dos cardiologistas
A situação levou os cardiologistas a divulgarem este manifesto. No texto, denunciam a falta de medicamentos e dizem que “os médicos não têm o que fazer e assistem os pacientes morrerem de infarto”. O Conselho Regional de Medicina do Ceará (CRM-CE) também fez um manifesto para protestar contra o que chama de “situação precária dos serviços de saúde do estado” e a suspensão das cirurgias “por falta de insumos básicos”.

“Sistematicamente tem faltado medicamentos, tem sido suspensas cirurgias por falta de fio cirurgico, de compressas. Pode haver morte que poderia ter sido evitada”, afirmou o presidente do CRM-CE, Ivan Moura.

O pai desta mulher, que prefere não ser identificada, está internado há quase um mês com noventa por cento de entupimento nas artérias e precisa urgentemente de uma cirurgia de ponte de safena.

“Nos foi informado que está em falta o aço cirúrgico pra cirurgia e também os remédios pra recuperação dos pacientes. E a gente só tá aguardando mesmo essa cirurgia porque sem ela meu pai não consegue viver”, diz a filha de um paciente.

Fonte: G1/CE

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu1 dia atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias2 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia2 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias2 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará2 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias3 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes3 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias3 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias3 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu3 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias4 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias4 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias4 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos6 dias atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias6 dias atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias6 dias atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

Esportes6 dias atrás

Dez torcedores dos times Ceará e Fortaleza foram presos após briga generalizada, e estão proibidos de frequentar eventos esportivos das duas equipes

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.