Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Falta de chuvas agrava quadro de seca no Ceará

Publicado

on

A falta de chuvas no Estado está intensificando as áreas de seca. Conforme o monitoramento mensal da Agência Nacional de Águas (Ana), no Ceará, as poucas chuvas do mês de agosto expandiram para a Região Norte a área de seca fraca, tendo como consequência a redução da área sem seca. No Sul do Estado, também se verificou a expansão da forma extrema. Nas demais áreas atingidas, principalmente aquelas com intensidades moderada e grave, não houve mudanças significativas, quando comparado com o traçado do mês de julho. Em relação aos impactos, estes se mantiveram como sendo de curto e longo prazo.

Na avaliação de Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a falta de precipitação agravou ainda mais a situação do Estado. “Houve uma evolução das condições de seca para pior, em relação ao mês passado. A área mais ao Norte do Estado, que estava sem seca relativa, próximo do litoral entre Fortaleza e o Oeste do Piauí, diminuiu. Nas demais regiões, houve uma expansão. O Sul do Estado, como nas regiões do Inhamuns, Cariri e do Vale do Jaguaribe foram as mais atingidas. Tínhamos seca grave nessas áreas; passou-se para seca extrema”, explica o profissional.

A expectativa da Funceme é que o quadro possa mudar em dezembro deste ano, principalmente para região Sul do Estado com a pré-estação chuvosa. “São influências de sistemas frontais que atingem o Sul do Nordeste com frentes frias que passam pela Bahia e trazem instabilidade para zona do Cariri, mas nem sempre acontece”, ressalta Fritz.

Ainda na avaliação do meteorologista, os impactos serão sentidos na falta de recursos hídricos que tendem a piorar. “Se tínhamos açudes com níveis baixos, vão secar mais ainda. Os lençóis freáticos podem abaixar ainda mais, os superficiais e os subterrâneos. Onde você tem cobertura vegetal maior, o clima tende a melhorar o ambiente. Nessa época, o tempo no Interior é quente por falta de nuvens mais densas e de chuvas. A incidência de sol é ainda maior. Isso aquece a superfície que, por sua vez, e aquece o ar. Normalmente temos temperaturas mais elevadas. O ar fica mais seco”, conclui. Na semana passada, o Diário do Nordeste publicou matéria informando que o Ceará não apresentava mais seca severa com base no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo Raul Fritz, o dado é diferente da Funceme pois o Cemaden utiliza índices diferentes no cálculo. “Entramos em contato para eles revisarem os índices utilizados. Nós seguimos também um sistema internacional, só que o do Cemaden é mais sensível. Nosso trabalho é mais refinado e agrega nossas condições climáticas”.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), no mês de agosto, historicamente as chuvas com volumes mais expressivos, com acumulados acima de 100 mm, se concentram na faixa da zona da mata e agreste, entre o Estado da Paraíba e recôncavo baiano. No sul da Bahia, leste do Rio Grande do Norte e noroeste do Maranhão, estes acumulados oscilam entre 50 mm e 100 mm. Nas demais áreas do Nordeste brasileiro, os volumes das chuvas não ultrapassam os 25 mm.

Neste mês, os maiores volumes de chuvas (com acumulados variando entre 50 mm e 125 mm) se concentraram no extremo sul da Bahia e na faixa da zona da mata, entre os estados de Pernambuco e Sergipe. Em pontos isolados dessa faixa, a exemplo da cidade de Maceió e região metropolitana foram registrados volumes mais elevados de chuvas, com acumulados superando os 200 mm.

Abaixo

Na zona da mata paraibana e no extremo noroeste do Maranhão estes acumulados variaram entre 25 mm e 50 mm. Nas demais áreas do Nordeste, onde houve registro de chuvas, estes acumulados ficaram abaixo dos 25 mm. Em agosto, as chuvas ficaram em torno da normalidade em quase ,toda a Região.

Naquelas áreas onde são esperadas precipitações, com volumes mais expressivos, a exemplo da zona da mata e agreste, as chuvas que ocorreram nesse mês variaram entre a normalidade a valores de até 50 mm abaixo do normal na maior parte dessas áreas. Já no extremo sul da Bahia e na área de abrangência do município de Maceió, as chuvas de agosto ficaram com até 50 mm acima da normalidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos20 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu21 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 dia atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 dia atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 dia atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas3 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.