Noticias

Faixa de renda entre um e dois salários mínimos aumentou para 35,1%, no Brasil

Published

on

Sob o governo Lula, houve uma melhoria na distribuição de renda entre os trabalhadores no Brasil. De acordo com um levantamento da LCA Consultores baseado na PNAD Contínua do IBGE, entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2024, a proporção de trabalhadores recebendo até um salário mínimo diminuiu de 35,5% para 31,7%. Simultaneamente, a faixa de renda entre um e dois salários mínimos aumentou de 32,4% para 35,1%, e a proporção de trabalhadores com rendimentos acima de dois salários mínimos subiu de 29,9% para 31,6%.

Essa melhoria na renda foi evidenciada pelo economista Bruno Imaizumi, em análise para o Valor Econômico. O número de trabalhadores recebendo entre um e dois salários mínimos cresceu em 4,2 milhões, enquanto aqueles com rendimentos acima de dois salários mínimos aumentaram em 3,1 milhões. Por outro lado, o número de pessoas que recebem abaixo do mínimo caiu em 2,3 milhões.

Imaizumi atribui esse cenário ao aquecimento do mercado formal, ao aumento geral da renda, aos reajustes do valor e aos acordos coletivos acima da inflação, além das melhorias na educação. A Política de Valorização do Salário Mínimo implementada pelo governo Lula, que resultou em um reajuste de quase 7% este ano, elevando o salário mínimo para R$ 1.412, juntamente com o controle da inflação e a redução histórica do desemprego, contribuíram para esses resultados positivos.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIVISÃO DE BENS NO DIVÓRCIO

EM ALTA

Sair da versão mobile