Conecte-se conosco

Brasil

Fabricantes de brinquedos se livram do cor-de-rosa para atrair meninos às panelinhas

Publicado

on

Motivadas pela demanda das famílias, opinião pública e tendências de mercado, as iniciativas para “apagar o gênero” dos brinquedos têm dado maior resultado na inclusão das meninas em brincadeiras historicamente atribuídas a meninos, como carrinhos e super-heróis, do que o contrário. Segundo fabricantes de brinquedos ouvidos pela reportagem na 35ª Feira Internacional de Brinquedos (Abrin), que aconteceu na semana passada em São Paulo, o maior desafio é atrair mais pais e filhos homens às brincadeiras de casinha, consideradas “coisa de menina”.

Para tentar equilibrar a expansão de todos os brinquedos para ambos os gêneros, eles apostam algumas de suas fichas em produtos unissex, caracterizados principalmente pela ausência do cor-de-rosa.

A fabricante, especializada em brinquedos, acessórios e artigo de decoração para bebês oferece boa parte de seus produtos em rosa e azul, incluindo o “baby phone”, um smartphone de brinquedo. Mas Moas explica que, nas linhas recém-lançadas, a empresa tentou aproveitar outras cores, como o verde e o roxo, para dar uma cara mais neutra aos itens.

Segundo ele, como precisam de cores para chamar a atenção dos pequenos, os brinquedos acabam seguindo a principal demanda de curto prazo, que ainda sustenta a tradicional divisão por gênero.

Mas fabricantes já começam a investir mais para atender o que eles consideram uma demanda reprimida: meninas que querem se ver representadas em situações mais aventureiras e, principalmente, mães e pais que querem ensinar seus filhos meninos a cuidar da casa, para que se tornem adultos independentes e maridos melhores.

Fabricantes de brinquedos afirmam que a resistência da sociedade a brinquedos cor-de-rosa para meninos é maior do que aos brinquedos azuis para meninas (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

Nova demanda dos consumidores
Um passeio pelos estandes do evento, que acontece no Expo Center Norte, na Zona Norte da cidade, mostra diversas alternativas de brinquedos que fogem dos estereótipos, embora elas ainda representem uma minoria do que está sendo oferecido aos visitantes e compradores.

Maior feira de brinquedos da América Latina, a Abrin neste ano tem 130 expositores e espera um público de 15 mil pessoas do setor. Renato Pereira é um deles. Diretor da Zuca Toys, uma fábrica que fica em Itatiba (SP), ele vende brinquedos populares e começou a fabricar kits de cozinha há 15 anos. “Naquela época todo mundo fazia assim, rosa. Está meio que no inconsciente da gente”, explicou ele. Para não ficar monocromático, a escolha era sempre acompanhar o rosa com o lilás para esses jogos, classificados como “reprodução do mundo real”.

Foi só em 2015 que a fábrica decidiu lançar seus primeiros jogos de cozinha com cores diferentes, visando o público masculino. A reação foi para ouvir alguns pedidos que apareciam de mães que escreviam à fábrica pelo site e acompanhar tendências.

Atualmente, a Zuca Toys oferece kits de cafeteria, utensílios para lavar louça, passar roupa, jogos de panelinha e outros itens, em jogos ou avulsos, tanto em rosa quanto em outras opções, principalmente em vermelho. Em três anos, Pereira afirmou que os kits neutros já respondem por 20% das vendas.

Moda gourmet
Além de pedidos motivados pela igualdade de gênero, Pereira cita outra tendência que abriu as portas para brinquedos de casinha voltados para meninos: a moda gourmet. “Em 2017 lançamos nossa linha chef, não é só para atender meninos e meninas, é também por causa da moda gourmet e dos programas de gastronomia”, explicou ele.

Tamara Campos, gerente de marketing da Xalingo Brinquedos, seguiu pelo mesmo caminho quando lançou, em 2016, uma linha com cozinha e refrigerador com cores vermelha, preta e cinza e imagens de um menino brincando ao lado de uma menina na caixa.

Cozinha 'unissex' lançada pela Xalingo Brinquedos em 2016, impulsionada pela demanda por igualdade, a tendência da alimentação saudável e a moda dos programas de culinária: sem rosa, detalhes masculinos e 'gourmet', e a primeira vez que a empresa incluiu a imagem de um menino na embalagem de um brinquedo de cozinha (Foto: Divulgação/Xalingo Brinquedos)

Cozinha ‘unissex’ lançada pela Xalingo Brinquedos em 2016, impulsionada pela demanda por igualdade, a tendência da alimentação saudável e a moda dos programas de culinária: sem rosa, detalhes masculinos e ‘gourmet’, e a primeira vez que a empresa incluiu a imagem de um menino na embalagem de um brinquedo de cozinha (Foto: Divulgação/Xalingo Brinquedos)

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Colunas43 minutos atrás

Artigo: Mataram o Iguatu

Iguatu15 horas atrás

Presidente do TJCE nega liminar e Município não consegue parcelar dívida

Iguatu19 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu19 horas atrás

Iguatu clama por justiça: A dor e o desrespeito vividos pelos servidores públicos

Iguatu19 horas atrás

Danilo Forte e Roberto Filho se reúnem com o presidente do TJCE para buscar soluções para Iguatu

Ceará1 dia atrás

Sesa detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV), no Ceará

Ceará1 dia atrás

Metade do território do Ceará, deve receber chuvas nesta sexta-feira (10)

AssuntosNet1 dia atrás

COLUNA: AssuntosNet

Iguatu1 dia atrás

Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água

Iguatu1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025

Noticias2 dias atrás

Tábua caiu sobre a região do pescoço de criança, e causa sua morte

Ceará2 dias atrás

Água potável de Jericoacoara contém níveis de nitrato até 11 vezes superiores ao recomendado

Economia2 dias atrás

Novas regras do Pix afetam especialmente os trabalhadores informais

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu4 dias atrás

TJCE declara inconstitucionais dispositivos da Lei Orgânica de Iguatu que efetivaram os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) 

Iguatu4 dias atrás

TCE-CE exclui ex-prefeito interino de Iguatu de processo

Iguatu4 dias atrás

Vereador Denuncia Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que Autoriza Contratações Temporárias na Saúde de Iguatu

Noticias4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Veículo é tomado de assalto em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/01/2025

Noticias5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/01/2025

Acopiara5 dias atrás

A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Iguatu: Um Marco na Nova Legislatura

Iguatu5 dias atrás

Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.