Mundo
Exame de DNA inocenta norte-americano preso por estupro há 47 anos
Um homem de 72 anos nos Estados Unidos, que passou sete anos na prisão por um estupro que não cometeu, finalmente foi declarado inocente quase cinco décadas depois, graças a um exame de DNA. As autoridades norte-americanas divulgaram essa notícia na terça-feira (5).
Leonard Mack foi detido em 1975 na cidade de Greenburgh, no estado de Nova York. Na época, ele foi acusado de ter estuprado uma adolescente que estava indo para a escola com uma amiga, e a polícia estava à procura de um suspeito negro.
Após uma campanha liderada pela organização “Innocence Project”, exames de DNA que não estavam disponíveis na época dos acontecimentos “confirmaram de maneira conclusiva que o senhor Mack não era o perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou o estupro”, de acordo com o gabinete do promotor do condado de Westchester.
Essa revogação da condenação é a mais longa da história dos Estados Unidos conhecida pela “Innocence Project” a ser realizada graças a um exame de DNA, destacou o promotor distrital, enfatizando a incrível resiliência de Mack, que lutou por quase 50 anos para limpar seu nome.
Segundo o Registro Nacional de Exonerações, desde 1989, 575 pessoas condenadas foram absolvidas com base em novos exames de DNA, incluindo 35 que estavam no corredor da morte.
Apesar de os negros representarem apenas 13,6% da população dos Estados Unidos, mais da metade das 3.300 pessoas cujas sentenças foram revogadas entre 1989 e 2022 eram afro-americanas.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Noticias2 semanas atrásLula sanciona lei que reconhece professores da educação infantil como parte da carreira do magistério
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu

