Entretenimento
Evento no Dragão do Mar reúne produções e discussões sobre Pontos de Cultura
Como um ambiente de trocas, articulações e encontros, a Rede Cearense de Cultura Viva é espaço de lutas e de encantamento por meio da arte. Os grupos, coletivos e entidades que a compõem terão, na primeira edição da Teia Cearense dos Pontos de Cultura, mais um espaço para celebrar a produção cultural cearense. O evento acontece a partir da próxima sexta, 29, e também discute a Política Estadual Cultura Viva, tornada lei ano passado. Toda a programação acontece no Dragão do Mar.
Em sua primeira edição, o evento traz como tema “Toda Vida Importa”. “A Teia quer trabalhar essa vivência cultural pulsante que está nas favelas, nos grupos indígenas e africanos, na comunidade cigana e LGBT, dentre outros”, explica Mirna Carla, da Comissão Cearense dos Pontos de Cultura. “O programa tem esse foco nas minorias, e busca destacar toda essa produção que é feita onde a política pública pouco chega. O Cultura Viva vem mostrar pra sociedade que há muita cidadania transformada pela arte no Estado”, pontua.
A programação conta com apresentações de teatro, circo, música, dança, mostra audiovisual, literatura, além de feira de economia criativa e solidária. “Estão todos fazendo sua parte, propondo diferentes expressões artísticas, mas também dando seu recado político por meio da arte e da cultura”, Mirna destaca. Para os dois dias de evento, estão programadas 12 apresentações nas quais participam pelo menos 20 pontos de cultura de diferentes municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Itapajé.
A abertura do evento é marcada pela mesa “Cultura Viva – Toda Vida Importa”, que propõe o debate em torno dos rumos dos Pontos de Cultura na atualidade. “O maior desafio em face do cenário político recente envolve o desmonte das políticas públicas de cultura. Não existe diálogo entre a atual gestão federal e o Programa Cultura Viva, por isso esse é nosso momento de mostrar resistência”, destaca Mirna, que é representante estadual dos Pontos de Cultura do Ceará.
Para Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o evento é um momento para discutir os desafios para a Rede Cultura Viva do Ceará. “O mais importante é a disposição de escutar, entender e realizar as ações possíveis de forma mais planejada”, afirma.
Na sexta, 30, a Companhia Vidança apresenta o espetáculo Tambatuque Dasmarias nos terreiros de Sol e Lua, uma releitura da mulher rendeira do litoral cearense. O espetáculo explora o coco de roda, dança tradicional do Nordeste e influenciada pela cultura negra e indígena no Brasil. “Trabalhamos o corpo brincante, dançante. É um espetáculo que aproxima muitas linguagens artísticas e reúne pesquisas do grupo em cultura popular”, conta Anália Timbó, que dirige a Associação Vidança, Ponto de Cultura que existe desde 1981.
No sábado, 30, a Teia apresenta a mesa “Interseções entre políticas públicas de cultura, educação, esporte, juventude, desenvolvimento agrário, ciência e tecnologia”. O debate reúne representantes de várias secretarias do Estado e discute a iniciativas de direitos humanos, arte, cultura, saúde, religiosidade e educação. “O evento traz, para além das vocações artísticas, as práticas culturais de seus territórios, suas lutas, conquistas”, pontua.
1ª Teia Cearense dos Pontos de Cultura
Quando: sexta, 29, a partir das 15h, e sábado, 30, a partir de 8h
Onde: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81- Praia de Iracema)
Gratuito
Telefone: 3488 8600
Destaques da programação
29/03 (SEXTA-FEIRA)
13h
Acolhida
Local: Auditório
15h30 às 17h
Mesa “Panorama do Cultura Viva no Ceará, no Brasil e na América Latina”
Local: Auditório
19h
Tambatuque dasmarias nos terreiros de Sol e Lua
Local: Palco Rogaciano Leite
21h15
“Juazeiro Encantado”
Local: Novo Anfiteatro
17h às 21
Feira Solidária Criativa
Local: Praça do Avião
30/03 (SÁBADO)
8h às 9h30
Mesa “Culturas-Vivas Latino-americanas: articulações e perspectivas”
Local: Auditório
14h às 16h
Mesa “Interseções entre políticas públicas de cultura, educação, esporte, juventude, desenvolvimento agrário, ciência e tecnologia”.
Local: Auditório
16h às 18
Mostra Curta Cultura Viva Caleidoscópio
Local: Miniauditório do Museu da Cultura Cearense (MCC)
17h
Circo Alegria
Local: Palco Rogaciano Leite
19h45
Bumba Meu Boi Ceará
Local: Palco Rogaciano Leite
21h15
Xaxado
Local: Anfiteatro Sérgio Motta
22h – Corpos da Seca
Local:Praça do Avião
17h às 21h
Feira Solidária Criativa
Local: Praça do Avião
Fonte: O Povo
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Analisamos o discurso do prefeito Roberto Filho
-
Iguatu3 dias atrás
Veículo é tomado de assalto em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto
-
Iguatu7 dias atrás
Homem provoca acidente de automóvel com ônibus da Guanabara e fica ferido em Acopiara
-
Iguatu4 dias atrás
Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu