Política
Eunício quer votar Orçamento dia 19 para ajudar Temer com quorum da Previdência
O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse ter a intenção de colocar o Orçamento de 2018 em votação no dia 19 de dezembro. Essa também é a provável data em que será votada a reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. As informações são do portal Poder 360.
É comum que o plenário da Câmara fique cheio em dia de votação do Orçamento, então a estratégia é encher o plenário, votar as duas propostas no mesmo dia, e assim ter mais chances de aprovar a reforma da Previdência.
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) deve votar o relatório final da Lei Orçamentária de 2018 (PLN 20/2017) no próximo dia 14 (quinta-feira), depois de aprovado na comissão o projeto fica livre para ser votado no Congresso.
Já o governo deve iniciar os debates sobre a reforma da Previdência na Câmara no dia 13 ou 14 de dezembro, para que até a segunda-feira (18), no máximo na terça-feira (19), todos os oradores contra e favor já tenham se pronunciado e a matéria possa ser votada pelos deputados.
Contudo, a estratégia só será bem sucedida se houver na ocasião o quórum mínimo de 480 dos 513 deputados e se entre os presentes seja possível contabilizar de antemão cerca de 320 votos a favor da reforma, que precisa de 308 votos para ser aprovada.
Dificilmente essas condições serão cumpridas já na segunda-feira (18). Assim, o governo deve realizar o que se chama de “esforço concentrado” a fim de construir o cenário adequado para que a votação ocorra no início da tarde de terça-feira (19).
Para tanto, o Planalto conta com a presença dos deputados que estarão em Brasília à espera da sessão noturna que votará o Orçamento de 2018.
Com essa estratégia, Eunício deve ajudar o presidente Michel Temer na sua última tentativa de aprovar a reforma da Previdência ainda este ano.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

