Ceará
Estudo revela que florestas tropicais no CE se adaptam às mudanças do clima

O estudo do pesquisador francês, Vincent Montade, busca entender como essas áreas mantiverem-se preservadas apesar do clima semiárido do CE
Um estudo realizado pelo pesquisador francês Vincent Montade, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), analisou bio-indicadores da Serra de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e concluiu que as florestas tropicais têm sobrevivido apesar das mudanças climáticas abruptas nos últimos 5.000 anos, o que demonstra sua capacidade de adaptação.
O pesquisar francês, interessado em entender como estas áreas mantiverem-se preservadas apesar de 84% das áreas do Ceará apresentarem clima semiárido, realizou uma análise paleo-ambiental do solo na Serra de Maranguape, em parceria com a Funceme, o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD-França) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
O resultado foi publicado no artigo “Olhando para o passado para compreender o futuro: Variabilidade Climática no Quaternário e Respectivas Respostas da Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil”, em tradução para o português.
“O estudo das mudanças da vegetação e do clima no passado, são exemplos para melhorar a compreensão da dinâmica da vegetação e da mudança climática no futuro para antecipar e adaptar as políticas de gestão e conservação”, explica o pesquisador.
O artigo, publicado na revista Journal of Biogeography, mostra a variabilidade climática durante os últimos 5.000 anos e respectivas respostas da biodiversidade das florestas tropicais.
Segundo conclusões do pesquisador, apesar da capacidade de adaptação destas florestas, Vicent Montade alerta que as perturbações humanas na Serra de Maranguape podem enfraquecer a resistência dessa biodiversidade dentro de um cenário de aquecimento futuro do clima.
“É fundamental promover áreas de conservação e minimizar as perturbações antrópicas que possam perturbar a composição da vegetação”, esclareceu Vicent Montade.
O verde do sertão
Apesar de ter 84% de sua área em clima semiárido, O Estado do Ceará ainda preserva resquícios de florestas tropicais em áreas serranas, com altitude, temperatura e umidade propícias à resistência desse microclima.
A presença dessas florestas na região contribuem para a manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade, importantes para os recursos naturais e agrícolas que servem à população local.
Fonte: DIARIO DO NORDESTE
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
