Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Estudo identifica seis tipos de depressão e ansiedade, e pode ajudar em tratamento

Publicado

on

Fazer o diagnóstico correto da depressão é fundamental para direcionar o tratamento adequado. Embora o transtorno depressivo maior seja o mais comum, existem outros tipos de depressão, cada um com características específicas.

Um estudo publicado na revista científica Nature Medicine identificou seis subtipos de depressão e ansiedade com base em imagens de ressonância magnética e inteligência artificial. Os pesquisadores analisaram os circuitos cerebrais de 801 pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade. Esses voluntários foram submetidos a ressonância magnética funcional, um exame específico para avaliar a ativação de áreas cerebrais que não faz parte da rotina psiquiátrica.

Durante o estudo, os participantes tiveram sua atividade cerebral avaliada em repouso e durante exercícios cognitivos e funcionais. Os pesquisadores também compararam esses resultados com um grupo controle de 137 pessoas saudáveis. Concentrando-se em regiões específicas do cérebro associadas à depressão, eles utilizaram inteligência artificial para mapear seis padrões distintos de atividade cerebral.

Além disso, os autores investigaram se a resposta ao tratamento variava de acordo com o subtipo de depressão identificado pelas atividades cerebrais. Eles não apenas confirmaram essa variação, mas também observaram que as diferenças nos subtipos estavam relacionadas aos sintomas relatados pelos voluntários. Esse estudo pode contribuir para um diagnóstico mais específico e individualizado da depressão, indo além do tradicional “transtorno depressivo maior”.

 

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA