Noticias

Estudo: assistência de direção (“piloto automático”) aumentou, não diminuiu, acidentes de carro

Published

on

Um novo relatório confirma que 2021 foi um dos períodos mais desafiadores para a indústria automotiva, por conta da crise dos chips. Mas também traz uma conclusão extremamente preocupante: segundo o estudo, recursos de assistência de direção (às vezes chamados de “piloto automático”), como controle de cruzeiro adaptativo e permanência da faixa, vistos como avanços na área de segurança, na verdade já aumentaram os acidentes.

O estudo foi realizado pela CCC Intelligent Solutions, uma consultoria de dados para seguradoras, fabricantes de automóveis e afins. A empresa afirma que a tecnologias de assistência ao motorista acabam deixando o condutor humano desatento. “Existe a preocupação de que o controle de cruzeiro adaptativo e outros recursos tenham levado os motoristas a acreditar que estão mais seguros do que são e não prestar atenção”, disse Susanna Gotsch, diretora sênior e analista do setor da CCC.

“Com o controle de cruzeiro adaptativo, o motorista pode não prestar a devida atenção para assumir o controle do veículo com rapidez suficiente”, aponta Gotsch. Embora grande parte dessa nova tecnologia veicular seja projetada para manter os motoristas seguros em acidentes, as mortes em veículos motorizados aumentaram 18% no primeiro semestre de 2021 nos EUA, onde há um grande uso de sistemas automáticos de pilotagem.

Fonte: Olhar Digital

PODCAST MAIS ROCK – O Melhor Programa de Rock do Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile