Iguatu

Estudantes organizam debate com candidatos a vereador de Iguatu

Published

on

A fim de protagonizar com os acadêmicos a análise das propostas dos candidatos a vereador e estabelecer um canal de diálogo e participação entre o curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) campus Iguatu e a Câmara Municipal, será realizado hoje (quinta-feira, 22) o primeiro debate acadêmico na cidade. O momento está sendo organizado há alguns meses pelos próprios estudantes do curso do quarto semestre.

A expectativa dos organizadores é que o evento possa oportunizar à sociedade iguatuense, de modo mais imparcial e protagonista, um valor de um estado democrático de direito. Todo o processo organizacional teve o aval e a coparticipação da Justiça Eleitoral e do Ministério Público que amparam as leis eleitorais estabelecendo os critérios para tal evento. “Queremos fomentar atividades de retorno social com o desenvolvimento do pensamento crítico, e exercitar o direito de informação e transparência no processo eleitoral do município, avaliando as temáticas e os impactos que elas geram a nível municipal”, disse um dos membros organizadores do debate e aluno Bruno Leonardo.

O debate busca não apenas mobilizar a comunidade acadêmica dos cursos da instituição (Direito, Economia, Educação Física e Enfermagem), mas também dos cursos de todas as instituições presentes na cidade. “Já convidamos todos os cursos existentes na cidade. Além dos pré-vestibulandos de escolas de ensino regular e movimentos sindicais. A sociedade mais do que ninguém é figura importante nesse processo e por isso fomentamos uma maior diversificação dos participantes”, disse Bruno.

Estrutura e critérios

A proposta de debate se objetivará na realização de perguntas e respostas aos candidatos do legislativo. Bruno explicou o porquê de organizar um debate envolvendo somente os concorrentes a vagas da câmara. “O interesse é dar legitimidade desse processo é a ponte que o curso de Direito visa a estabelecer com a Câmara Municipal. Por sermos do curso, o legislativo vai de encontro com a nossa natureza, por isso nos retemos a essa esfera de dimensão. Fazer um debate com a majoritária com os candidatos a prefeito não teria sentido”, contou.

Devido à impossibilidade de 138 candidatos (número atual de concorrentes de Iguatu) comporem a mesa de debate, a metodologia através da comissão decidiu que haverá dois representantes – um em cada bloco – das sete coligações proporcionais existentes em Iguatu.

Entrevista com o academio Bruno Leonardo 

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2016/09/TH-Alunos-do-Curso-de-Direito-da-URCA-irão-promover-debate-com-candidatos-a-vereador-da-cidade-15-Setembro.mp3?_=2

O evento será realizado no auditório do Campus Multi-Institucional, Humberto Teixeira de Iguatu, das 18h às 22h. Foi pré-estabelecida ainda uma divisão de dois blocos com três temas cada, em um total de seis temas que serão sorteados, bem como suas perguntas correspondentes da urna respectiva. Os temas serão Cultura, Esporte e Juventude; Desenvolvimento Econômico e Social, Educação; Meio Ambiente e Agricultura; Saúde; e Segurança.

“Acreditamos que vamos promover a realização de perguntas e respostas de forma ética, eficiente e imparcial entre universitários e candidatos”, afirmou Bruno.

Público

Foi estipulada a inscrição fechada de 250 inscritos para medidas de controle e logística com taxa simbólica de R$ 10,00 que custeará as despesas de formatura da turma de Direito 2015.1. Haverá certificado de 4 horas emitido pela Universidade Regional do Cariri. “Gostaríamos de ofertar um número maior de vagas. Mas para não perdermos o controle organizacional pensado no início limitamos a esse quantitativo. O certificado será destinado aos que quiserem justificar sua falta à instituição da qual estudam”, explicou.

EM ALTA

Sair da versão mobile