Ceará
Estudantes da UFC protestam contra a escolha do novo reitor
Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) fecharam, na noite desta terça-feira (20), o cruzamento entre as avenidas 13 de Maio e da Universidade em protesto contra a escolha de Cândido Albuquerque como novo reitor da instituição, feita por Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (19).
Entre as reclamações dos alunos, está o fato de o candidato escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), Cândido Albuquerque, ter sido o terceiro colocado em consulta pública realizada em maio entre estudantes, professores e servidores, com 610 votos. O mais votado, Custódio de Almeida, teve 7.772 votos, enquanto Antônio Gomes de Souza Filho recebeu 3.499 votos.
A prerrogativa da escolha do reitor, no entanto, cabe ao presidente da República, a partir de uma lista tríplice formulada pelo Conselho Universitário (Consuni). Nesta ocasião, Souza Filho retirou a candidatura, tendo Custódio de Almeida 25 votos, Cândido Albuquerque nove votos, e Maria Elias Soares, oito votos. Jair Bolsonaro optou por Cândido Albuquerque.
O protesto foi precedido por assembleia reunindo os representantes dos diretórios e centros acadêmicos dos cursos da UFC, onde discutiram sobre as manifestações. “Essa nomeação fere a autonomia e a democracia universitária, porque ele não ganhou em nenhum dos três níveis – técnico-administrativo, estudantil e docente”, considera o académico de Biblioteconomia, Fábio Andrade.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

