Noticias
Estados devem se reunir com Anvisa e Fundo Russo para definir vacinação com Sputnik V

Governadores do Nordeste devem se reunir nos próximos dias com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes do Fundo Soberano Russo para tratar dos próximos passos da vacinação nos estados com a Sputnik V, após a importação do imunizante ser liberada com restrições de público e aplicação das doses.
Os chefes dos Executivos estaduais querem saber dos desenvolvedores russos sobre o cronograma de envio das doses e os contratos formalizados com os governos estaduais que compraram a vacina.
A importação da Sputnik V foi solicitada por estados, entre eles o Ceará, que adquiriu 5,8 milhões das mais de 39 milhões de doses negociadas pelo Consórcio Nordeste.
SPUTNIK V EM DISCUSSÃO
Os governadores também esperam com urgência uma reunião com a Anvisa já nesta segunda-feira (7) para avaliar a melhor estratégia de aplicação da vacina russa e orientar as secretarias estaduais de saúde.
Em reunião no último sábado (5), governadores do Norte e Nordeste discutiram escolher uma cidade em cada estado para receber o imunizante russo, mas nada foi definido.
Outra dúvida é se as doses da vacina russa adquiridas pelos estados vão integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI), como tinha sido pré-acordado entre o Consórcio Nordeste e o Ministério da Saúde.
Os impasses existem porque a Anvisa impôs condições ao aprovar a importação excepcional tanto da vacina russa Sputnik V como da vacina indiana Covaxin, encomendada pelo Ministério da Saúde.
Os imunizantes só poderão ser aplicados em 1% da população e no “público adulto e saudável”.
Com isso, só será permitida a importação das seguintes quantidades de doses da vacina russa para os estados solicitantes:
DOSES DA SPUTINIK V PARA O NORDESTE
Bahia: 300 mil
Pernambuco: 192 mil
Ceará: 183 mil
Maranhão: 141 mil
Piauí: 66 mil
Sergipe: 46 mil
Segundo a Anvisa, após o uso dessas vacinas, serão analisados os dados de monitoramento do uso do imunizante e, assim, avaliados os demais quantitativos a serem importados.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda