Mundo
Equador dá início ao processo de adesão ao Mercosul, diz ministro
[caption id="attachment_3956" align="alignleft" width="500"]
(Foto:Reprodução)[/caption]O presidente do Equador, Rafael Correa, solicitou à Presidência do Mercosul – atualmente sob o comando do Uruguai – que analise a possibilidade de adesão como membro pleno do bloco, segundo o ministro do Comércio Exterior, Francisco Rivadeneira.
(Foto:Reprodução)
A solicitação formal dá início ao processo de negociação. O Mercosul é integrado pelo Brasil, a Argentina, o Uruguai, Paraguai (que está suspenso temporariamente) e a Venezuela. A Bolívia também negocia a adesão como membro pleno.
“O presidente Rafael Correa nos instruiu, ele quer que avancemos no processo de negociação com o Mercosul”, informou o ministro. O detalhamento técnico, que até então era uma das barreiras nas negociações, será apresentado nos próximos dias pelo Equador.
Rivadeneira referiu-se à flexibilização sobre as normas de origem de produtos sensíveis e salvaguarda de câmbio, assim como à melhora no processo de aplicação das barreiras tarifárias. Segundo ele, o processo de integração deve garantir a proteção dos empregos e das pequenas empresas, assim como dos mais pobres da sociedade.
Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco corresponde a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. O Mercosul conta com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população é formada por 275 milhões de pessoas.
Além do Equador e da Bolívia, há processos em curso de consultas movido pelos governos do Suriname e da Guiana para a integração como membros plenos do bloco. São membros associados do Mercosul o Chile, o Peru e a Colômbia.
Fonte: Portal EBC
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

