Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Entre Olhares: RESpública insana: onde tudo é mera coincidência

Publicado

on

Fiz um retorno à Era Platônica (antes de Cristo) e fiquei sabendo que respública significa meretriz, aquela que pertence a todos. Só assim consegui entender melhor o cabaré em que se encontra a atual realidade brasileira. Só não posso afirmar que ela (a República brasileira) pertença a todos. Muito pelo contrário, uma pequena elite dominante se apodera de tudo e em benefício próprio. Não existe ISONOMIA (igualdade perante a lei) e muito menos ainda ISEGORIA (direito igual de falar na Assembleia). Desde o Código de Drácon, nos muros de Atenas, no Século VII antes de Cristo, as leis têm sido escritas de forma aristocrática e para privilegiar minorias.

Não bastasse isso, segundo denúncias nas Redes Sociais, fomos agraciados com o sortilégio de ter um presidente da República aposentado pelo Exército Brasileiro por ser portador de insanidade mental. Fiquei curioso em saber quando e onde, na História da Humanidade, loucos já haviam assumido o Poder e qual o seu maior legado deixado aos seus súditos. Choquei! “Talkay?!” Não sei dizer se por mera coincidência, mas são inúmeras as semelhanças entre as ocorrências do passado remoto e as atuais, envolvendo o nosso presidente e os “loucos poderosos”.

Para Gilles Deleuze a loucura pode ser entendida em 3 planos distintos: Saber, Poder e de Fora. No que se refere ao Plano do Poder, Deleuze descreve os loucos como violentos e tempestuosos (agem sem pensar), comportando um conjunto de relações de forças móveis e efêmeras (passageiras). Mera coincidência! Até agora o que temos presenciado é a tomada de uma decisão hoje, para revogá-la amanhã; Virou chacota: a portaria que revoga a portaria. são nítidos os achaques de destempero que acometem nosso presidente, destratando as pessoas, para logo em seguida se desculpar. Inclusive um ministro seu já vaticinou: “é só pedir desculpas…” .

Nabonidus, no Século 6 antes de Cristo, levou ao fundo do poço a civilização da Babilônia. Andava de 4 e comia grama por achar ser um bode. Mera coincidência ou não, asseclas do nosso presidente, possuídos por um ataque de xenofobia, mandaram servir capim ao Nordeste, comparando seus habitantes com um quadrúpede. Coincidentemente, já perdemos mercados internacionais de diversos produtos do agronegócio; o dólar bate a casa dos 4 reais; o desemprego suplanta a vida de mais de 13 milhões de pessoas; a fome e a extrema pobreza retornaram à nossa sociedade.

Imperador Marco Aurélio Cômodo se dizia a reencarnação de Zeus; adorafa carnificinas; decapitava avestruzes para vê-las correr sem cabeça. Vlad III da Romênia (1431) adorava empalar pessoas (enfiar uma estaca no corpo de baixo pra cima). Nadir Shah da Pérsia (1688) adorava brincar de LEGO (fazer torres com cabeças decepadas). CZAR Pedro III da Rússia (1728) aficcionado em soldados. Imperador Chinês Qin Shi Huang construiu um exército de terracota para defendê-lo da morte. Mera coincidência! Nosso presidente é um aficcionado pelos seus pares; faz apologias aos milicianos (inclusive é vizinho de um, com uma casa sua declara ao STE ocupada por um miliciano); sua primeira preocupação foi com o armamento das pessoas.

Maria I, mãe de D. João VI, temia crucifixos. Calígula, Imperador Romano, acreditava que era Deus. Justino II, do Império Bizantino, dizia-se capturado pelo demônio. Jorge II, da Inglaterra, falava com os mortos. Coincidentemente ou não, o nosso presidente tem por nome MESSIAS e, como se não bastasse, é aclamado MITO. Há inclusive quem afirme ser ele “um enviado de Deus”. A História das Mentalidades afirma que existe um encontro secreto entre as gerações anteriores e a nossa geração. Talvez esteja aí a explicação para tamanhas coincidências. As mentalidades são colocadas no centro do Corpo Social e são utilizadas para “esclarecer” a realidade.

Aprendi que loucura é o oposto da razão; perda do juízo; desordem do pensamento; devaneio do espírito. Cada cultura forma uma imagem dessa doença. A adaptação social não é critério determinante. Um desviante social, não necessariamente será um louco. A loucura também pode ser interpretada como rebeldia, heresia ou crime, conforme o Tempo Histórico e a Cultura. Platão elogiava certos tipos de loucura. Contudo, para mim, ficou bem claro que ela está diretamente vinculada à violência.
Coincidentemente, surgem em minha memória algumas curiosidades:
1) Quem mandou matar Mariele ?
2) Cadê o Queiroz ?
3) Facada: loucura ou mito ?
4) Qual o PLANO deste (louco ou des) governo ?

*Por Lúcio José de Oliveira

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias24 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias24 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias24 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias1 dia atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.