Conecte-se conosco

Artigo

Entre Olhares: “Meu cabelo duro é assim…”(Chiclete com Banana)

Publicado

on

Artigos de consumo, produtos de beleza, vestuário e até mesmo formas de conduta que passam a caracterizar o cotidiano da classe dominante acabam por ser imitados por aqueles que fazem parte das classes sociais subalternas para distingui-los, dando origem assim à chamada moda. Seu mote é a elegância e o bom gosto. Contudo, no momento em que cai no domínio público, seus precursores a abandonam. A moda distingue, individualiza e insere numa coletividade (SABINO, 2007).

O cabelo assume o papel de etiqueta, marca registrada, que individualiza, mas ao mesmo tempo insere o seu portador numa coletividade distinta, é quase uma exclusividade. O significado da cor, da forma, do corte vai estar diretamente relacionado aos costumes, às práticas e representações sociais e à classe social na qual o seu dono é integrante. Leach (1983) considerava o cabelo um símbolo universal, estando o penteado relacionado a determinados comportamentos e status sexual.

Símbolo de poder, identidade individual e social, extremamente pessoal, público e hierarquizador. A um só tempo e simultaneamente o cabelo no que tange ao seu corte, formato, cumprimento e cor, pode estar representando gênero, ocupação, idade, fé, etnia, status social e econômico, orientação política e sexual, disposições e preferencias pessoais, que necessariamente irão remeter à classe social daquela pessoa, o seu sexo e sua concepção de mundo.

Synnott (1993) regionalizou o cabelo de acordo com a sua localização no corpo: assim temos o cabelo da cabeça, da face (sobrancelha, bigode, costeleta, buço, cavanhaque, cílios) e o cabelo de outras regiões distintas do corpo: peito, ventre, coxa, canela, braço, axilas, costas. Essas regiões também estarão relacionadas às questões ideológicas e de gênero de cada um. Por se tratar de um instrumento de comunicação, o cabelo pode sofrer inúmeras modificações (comprimento, enrolado, liso, colorido ou não, quantidade – naturais ou artificiais).

Na cultura popular americana e inglesa a expressão capilar está relacionada ao gênero. As mulheres buscam manter seus corpos totalmente lisos, sem pêlos; os homens fazem ao contrário, pois isso representa sua virilidade e sensualidade. No caso brasileiro, ocorre uma inversão. Entre os fisiculturistas, os homens procuram depilar os seus corpos; já as mulheres preferem o cultivo de pêlos alourados ou descoloridos do joelho para cima, no ventre e na região do cóccix. Para elas, seus pêlos estão relacionados à sua beleza, à sensualidade e à feminilidade.

No imaginário masculino brasileiro nada mais belo do que mulheres com longos e cheirosos cabelos, de preferência louros. Chama à atenção esta contradição, pois são justamente as negras e as “mulatas” as mais valorizadas no mercado do sexo tipo exportação. Esta “louritude” é advinda do desenvolvimento comercial do Brasil Colônia, que tudo trazia e copiava da sociedade francesa, à época, com suas bonecas de olhos azuis e louros cabelos, que passaram a povoar o ideário das meninas brasileiras de classe social abastada.

No processo de branqueamento da sociedade brasileira cabelos duros “de pichauim” foram renegados. Além da necessidade de pintá-los de louro havia também a obrigatoriedade de esticá-los à força, tornando-os lisos. Este escárnio inicialmente era realizado através do uso de produtos químicos contidos nos famosos “enês” que mutilaram inúmeros couros cabeludos, causavam quedas bruscas de cabelo além de outros impropérios de saúde.

Com o avanço e o recrudescimento dos movimentos sociais relacionados à autoafirmação, contra os preconceitos e fobias de gênero, classe social e etnia podemos afirmar que hoje vivenciamos uma nova realidade mais favorável ao “cabelo ruim”. A própria indústria de beleza acabou por se conscientizar de que a insistência no branqueamento estava causando-lhe prejuízos, por conta da perda de uma considerável fatia do mercado consumidor representado por pessoas de diferentes etnias, mas possuidoras dos mesmos cabelos.

Mais uma vez, em nome do capital e do capitalismo, VIVA À DIVERSIDADE !!!!!!

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias14 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias14 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos18 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 dia atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias7 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu7 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu7 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias7 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.