Brasil

Entenda o fenômeno da “chuva preta” que ocorreu no RS

Published

on

Os efeitos das queimadas estão sendo sentidos em todo o Brasil, de Norte a Sul. Milhões de pessoas sofrem com a grande quantidade de fumaça liberada pelos incêndios. Além disso, várias regiões do país têm registrado fenômenos como o Sol alaranjado e a Lua avermelhada. No Rio Grande do Sul, moradores até avistaram a chamada “chuva preta”.

Esse fenômeno pode se repetir nos estados do Sul do Brasil.

O fenômeno foi observado em cidades gaúchas como Pelotas e Arroio Grande, onde os moradores relataram que uma água escura caiu do céu nesta semana. A ocorrência da “chuva preta” havia sido prevista pela empresa de meteorologia MetSul e está relacionada às queimadas no restante do Brasil. Com a previsão de chuva para os próximos dias, episódios semelhantes podem ocorrer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dependendo das condições locais e da quantidade de fuligem na atmosfera.

Cientistas explicam que as queimadas podem não consumir totalmente alguns materiais orgânicos, como madeira e resíduos agrícolas. Quando isso acontece, ocorre a combustão incompleta, formando um material particulado composto basicamente por carbono: a fuligem.

Essas partículas são extremamente finas e pequenas, com diâmetros medidos em nanômetros ou micrômetros. Isso permite que elas permaneçam suspensas no ar por longos períodos, viajando grandes distâncias com as massas de ar.

EM ALTA

Sair da versão mobile