Brasil
Entenda o fenômeno da “chuva preta” que ocorreu no RS
Os efeitos das queimadas estão sendo sentidos em todo o Brasil, de Norte a Sul. Milhões de pessoas sofrem com a grande quantidade de fumaça liberada pelos incêndios. Além disso, várias regiões do país têm registrado fenômenos como o Sol alaranjado e a Lua avermelhada. No Rio Grande do Sul, moradores até avistaram a chamada “chuva preta”.
Esse fenômeno pode se repetir nos estados do Sul do Brasil.
O fenômeno foi observado em cidades gaúchas como Pelotas e Arroio Grande, onde os moradores relataram que uma água escura caiu do céu nesta semana. A ocorrência da “chuva preta” havia sido prevista pela empresa de meteorologia MetSul e está relacionada às queimadas no restante do Brasil. Com a previsão de chuva para os próximos dias, episódios semelhantes podem ocorrer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dependendo das condições locais e da quantidade de fuligem na atmosfera.
Cientistas explicam que as queimadas podem não consumir totalmente alguns materiais orgânicos, como madeira e resíduos agrícolas. Quando isso acontece, ocorre a combustão incompleta, formando um material particulado composto basicamente por carbono: a fuligem.
Essas partículas são extremamente finas e pequenas, com diâmetros medidos em nanômetros ou micrômetros. Isso permite que elas permaneçam suspensas no ar por longos períodos, viajando grandes distâncias com as massas de ar.