Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Empresários relatam prejuízos com bloqueio de Whatsapp

Publicado

on

Mesmo com só cerca de 12 horas de bloqueio, empresas registraram problemas comunicacionais. Serviço foi restabelecido por ordem da Justiça.

Durou aproximadamente 12 horas o bloqueio do aplicativo Whatsapp em todo o Brasil. A medida havia sido determinada, na última quarta-feira, 16, pela juíza titular da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP), Sandra Regina. Na manhã de ontem, o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça daquele Estado, suspendeu a decisão.

O magistrado defendeu que “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” com relação a informações solicitadas pela Justiça. O bloqueio do programa teve início por volta da meia-noite de quarta-feira e se estendeu até o fim da manhã de ontem.

Mesmo em pouco tempo, houve quem registrasse prejuízos no Ceará por conta da medida. Foi o caso de uma empresa de compra coletiva onde trabalha o analista de sistema Luís Azamor, 39. O Whatsapp é a ferramenta mais usada pelos funcionários no trato com os clientes. “Com o bloqueio perdemos cinco vendas de valor considerável”, afirmou Azamor.

Empresário do ramo do turismo, Felipe Lima, 32, também enfrentou dificuldades. No período em que o aplicativo ficou “fora do ar”, as atividades na empresa caíram pela metade. A troca de informações passou a ser feita por SMS e e-mail. Quando não houve retorno, ligações telefônicas foram realizadas. “Complicou mais o nosso trabalho. Se o bloqueio continuasse teríamos prejuízos”.

Saiba mais

A decisão de suspender o Whatsapp no País se deu mediante o descumprimento de uma ordem da Justiça paulista.

Isso porque a empresa não quebrou o sigilo de pessoas investigadas, que trocavam dados via aplicativo.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo apurou, a liminar foi concedida após dois pedidos de recurso, um deles da operadora Oi e outro do próprio Whatsapp. O Facebook, que é proprietário do Whatsapp, não entrou com pedido de liminar na Justiça.

Enquanto o Whatsapp esteve fora do ar, muitos usuários migraram para outros aplicativos ou instalaram programas, como o VPN (“rede virtual privada”), que mascara o país de acesso, driblando o bloqueio.

Fonte: O Povo

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA