Policial
Empresário brasileiro rouba milhões em ataque hacker sofisticado
O empresário do ramo de transportes, Itamar Silva Pereira, foi preso na quarta-feira passada (4), em Umuarama, Paraná, suspeito de desviar dinheiro de milhares de contas bancárias de todo o país. Segundo investigação realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (DF), Pereira realizou um ataque hacker sofisticado mesclando invasão de redes, redirecionamento, phishing e páginas falsas na internet.
De acordo com a reportagem, de maneira resumida, Pereira “acessava as contas das vítimas invadindo computadores com vírus e, depois, saqueava o dinheiro”.
Toda a investigação acontece há mais de um ano e nasceu a partir de registros de boletins de ocorrências realizados por cinco vítimas do Distrito Federal. Um banco, não revelado, também registrou boletim.
Segundo a polícia, foram encontrados dados de mais de 50 mil contas bancárias e senhas nos emails do empresário Itamar Pereira. As autoridades ainda adicionaram que, no período de um mês, o empresário teve sucesso em invadir 33 mil contas de vítimas em todo o país.
Já sobre valores, a polícia diz o seguinte: “Não temos ainda um valor fixo, porque é uma coisa [levantamento de dados] que você faz junto a várias empresas bancárias e, depois que é deflagrado, a gente faz o rastreio desse dinheiro”, afirmou o agente da Polícia Civil do DF Ulisses da Nóbrega Silva. Ainda sobre valores, a RPC afirmou em reportagem que foram desviados “milhões de reais”.
As autoridades ainda recolheram seis veículos — dois de luxo —, dois notebooks e celulares na casa do empresário. Pereira deverá responder por furto mediante fraude e lavagem de dinheiro. “A polícia também suspeita que ele seja o líder de uma organização criminosa e vai investigar a participação de outras pessoas a partir dos equipamentos eletrônicos apreendidos na casa do suspeito durante a operação”, ressalta a reportagem.
Como acontecia o ataque e o outro lado
O ataque era sofisticado. As autoridades notam que o suspeito invadia roteadores WiFi com senhas padrão para se infiltrar em uma rede. Dessa maneira, ele infectava as máquinas conectadas com vírus — um malware ou “artefato”, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal.
Com a máquina infectada, o usuário era enganado ao entrar em uma página de banco falsa toda vez que buscava consultar o saldo ou realizar uma transferência. Por meio de um redirecionamento de páginas, assim que a vítima colocasse os dados pessoais para entrar no internet banking, o cibercriminoso conseguia acesso aos dados.
Sendo assim, o suspeito não conseguia apenas nome completo e CPF, mas também os dados bancários completos, mais o acesso a conta via internet. A partir desse ponto, o cibercriminoso desviava o dinheiro.
De acordo com o advogado Danilo Barbosa, Itamar Silva Pereira “nega veemente os injustos fatos lhe atribuídos, sendo que permanecerá colaborando com a investigação e Justiça para esclarecimento da verdade”.
Fonte: Tecmundo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

