Ceará
Emergências lotadas e alta demanda por pediatras no Ceará
[caption id="attachment_3730" align="alignleft" width="500"]Imagem: O Povo[/caption]Reclamações do atendimento pediátrico lotado são constantes nas famílias. Pediatras indicam desvalorização da especialidade.


Imagem: O Povo
De um lado, famílias agoniadas em busca de assistência à saúde dos filhos. Do outro, pediatras com altas demandas, pressão extrema da relação médico-paciente-família, pouco tempo disponível e indicação de remuneração defasada.
A situação do atendimento pediátrico no Ceará preocupa pais, médicos e entidades. Além da insuficiência de leitos infantis, cenário relatado pelo O POVO em abril último, a dificuldade no acesso aos profissionais que atendem esse público pode afetar a qualidade da saúde das crianças cearenses.
Na rede pública da Capital, 682 pediatras estão distribuídos em hospitais e unidades básicas em diferentes escalas de plantão, segundo informações das Secretarias da Saúde do Estado e do Município. São esses profissionais, que atuam nas estruturas de saúde de Fortaleza, que atendem a maior parte da população de mais de 778 mil pessoas entre 0 e 19 anos (dados do Censo 2010). Médicos que se dividem entre as redes municipal, estadual e particular.
As entidades ligadas à pediatria no Ceará não possuem números exatos e atualizados da quantidade de profissionais no Estado. A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) indica a existência de 668 profissionais em situação regular em 2013 e mais de 400 que deixaram de pagar a Socep nos últimos cinco anos. Já o Conselho Regional de Medicina (Cremec) informa que 600 médicos pediatras possuem título registrado junto ao Conselho, número que pode incluir pessoas que não exercem mais a especialidade.
Apesar dos números incertos, o atendimento pediátrico sofre com as reclamações dos usuários, que enfrentam filas nos hospitais e ausências nas unidades básicas. Katiane dos Santos, mãe de Vitória, 6, diz-se cansada de discutir no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará. Segundo ela, o atendimento é desorganizado. Com a filha com suspeita de pneumonia, ela começou o tratamento na unidade, mas os sintomas não desapareceram.
Ao retornar, recebeu a indicação de recorrer a uma Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Autran Nunes. É o caso de muitas outras famílias que buscam as salas das emergências e trazem juntos histórias de ausências nas unidades básicas ou consultórios.
Para o diretor de defesa profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Milton Macêdo, os profissionais sofrem com uma desvalorização, tanto no serviço privado quanto no público, onde remunerações defasadas e antiéticas causam descontentamento. O resultado é sentido por pais e crianças que buscam assistência à saúde e encontram filas, espera e consultas rápidas.
A Cooperativa dos Pediatras do Ceará (Cooped/CE) possuía, até abril, convênio com nove unidades de saúde públicas da Capital e Maracanaú, além de empresas privadas e institutos. Em abril deste ano, 312 pediatras cooperados participaram de contratos de trabalho por meio da cooperativa. Mais de 140 prestaram serviços somente ao Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).
Segundo o diretor da Cooped/CE, João Borges, a falta de concursos públicos acaba por relacionar a maioria dos cooperados às unidades públicas. Ele aponta: a Cooped/CE não consegue atender a demanda da rede pública, deixando muitos plantões com menos médicos do que o necessário.
-
Videos7 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 18/03/2025 – Servidores reclamam que o ponto eletrônico que só vale pra alguns
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico
-
Videos16 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 18/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025