Mundo

Em meio às tensões com a Coreia do Norte, Coreia do Sul mostrou seu poderio militar em desfile

Published

on

A Coreia do Sul mostrou seu poderio militar em um desfile na capital Seul nesta terça-feira (26), em meio às tensões com a Coreia do Norte. O evento, que celebrou o 75º Dia das Forças Armadas, contou com a participação de soldados sul-coreanos e norte-americanos, além de exibir armas e equipamentos fabricados no país.

O presidente Yoon Suk Yeol discursou na Base Aérea de Seul, sob chuva, e alertou Pyongyang contra o uso de armas nucleares. Ele disse que o regime norte-coreano seria aniquilado por uma resposta esmagadora da aliança Seul-Washington, caso atacasse com armas atômicas.

O desfile foi o primeiro na Coreia do Sul desde 2013 e teve como objetivo mostrar ao povo coreano que o país é uma potência global, segundo o pesquisador Peter Layton. Ele disse que o evento também destacou a indústria de defesa coreana, que cresceu rapidamente nas exportações, e a aliança duradoura com os EUA.

Yoon e o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciaram em abril um novo acordo para deter a agressão norte-coreana, incluindo a implantação de um submarino nuclear dos EUA na Coreia do Sul. Em agosto, eles se reuniram com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em uma cúpula histórica em Camp David, onde anunciaram novos exercícios militares e uma linha direta para comunicações de crise.

EM ALTA

Sair da versão mobile