Artigo
E eis que o golpe revelou a verdadeira Dilma Rousseff Por Jan Messias

Toda tragédia tem seus ensinamentos e seus momentos bonitos de lembrar.
O golpe em curso, uma tragédia em nossa democracia, não escapa à frase acima.
De todos os acontecimentos nesse processo, de todas as surpresas, a maior, sem dúvidas, tem nome e sobrenome: Dilma Rousseff.
Vamos deixar de lado as gravações, vamos deixar de lado as delações que dinamitaram discursos políticos puritanos e hipócritas de combate à corrupção.
No fundo cada um deles sabia que a casa ia cair, que alguém ia abrir o bico em uma delação explosiva.
No fundo eles sabiam que o circo ia pegar fogo e contavam com a conivência da imprensa e dos batedores de panela para continuar com os sorrisos cínicos no rosto.
Temer, Cunha, Renan, Sarney, Aécio e os demais protagonistas e figurantes do golpe sabiam disso.
Tiveram suas surpresas com a internet, com os movimentos populares, mas a maior surpresa, sem dúvidas, tem sido Dilma Rousseff.
No meio do vendaval desse processo ela mostra a verdadeira face, de uma mulher destemida que suportou torturas físicas e psicológicas, que colocou a vida em risco em nome de um ideal em sua juventude. Uma mulher que enfrentou um tratamento contra o câncer sempre serena.
Durante seu primeiro mandato e mesmo nesse segundo, antes do processo de impeachment, salvo em alguns lampejos, vimos uma presidenta cumprindo suas agendas e funções de maneira discreta, com discursos simples, burocráticos, com alguns erros virando piada.
Agora, sob intensa pressão e bombardeio da grande mídia, estamos vendo a verdadeira Dilma Rousseff, que discursa sem medo e com naturalidade, que se defende com tranquilidade, que tem palavras firmes e respostas contundentes.
Viajando pelo país ou mesmo direto de Brasília, onde tentaram a enclausurar controlando até mesmo sua comida, ela tem falado em público e pelas redes sociais com o tom de uma verdadeira guerreira.
Dilma não tem nada a temer, com o perdão do trocadilho.
Temer, por outro lado, tem decepcionado até quem esperava pouco dele. Com o país nas mãos, se mostrou um anão político e moral.
Péssimo orador, com suas mesóclises jurássicas, péssimo articulador político, seu governo é uma sucessão de erros e suas escolhas só mostram a verdadeira face do golpe.
Pouco a pouco o golpe vai sendo demolido pela incompetência dos seus protagonistas e pelo crescimento de uma presidenta que poucos conheciam tão forte e destemida.
A verdadeira personalidade política de Dilma aparece justamente em meio aos escombros de um golpe fracassado e se coloca cada vez mais acima de seus adversários covardes e traidores.
Enquanto isso, Temer, cada vez menor, vai sendo imortalizado como o político pequeno e oportunista que nunca deixou de ser e que a História, certamente, não absolverá.
-
Iguatu6 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Americando4 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Iguatu4 dias atrás
Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu
-
Mundo4 dias atrás
Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro
-
Noticias4 dias atrás
Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’
-
Noticias4 dias atrás
Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará
-
Esportes4 dias atrás
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira
-
Mundo4 dias atrás
EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias