Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Doria acusa Bolsonaro de tentar confiscar respiradores comprados para tratar covid-19

Publicado

on

O governador de São Paulo, João Doria Jr (PSDB), acusou o governo federal de tentar confiscar respiradores que os estados adquirem para tratar dos doentes infectados por coronavírus, durante a reunião entre os governadores do Sudeste, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Se essa decisão for mantida, informo que tomaremos as medidas necessárias no plano judicial para que isso não ocorra. Com todo o respeito que lhe cabe e que lhe devo e merece, não aceitaremos aqui o confisco de qualquer equipamento ou insumo que seja necessário em São Paulo, repito, o epicentro dessa gravíssima crise no país”.

Doria critica, assim, a tentativa do Ministério da Saúde de confiscar, na Justiça, respiradores comprados pela prefeitura de Recife para tratamento de pacientes infectados com coronavírus. A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região impediu que os aparelhos fossem entregues à União. Em sua decisão, o desembargador Lázaro Guimarães determinou que o governo federal faça sua própria aquisição do produto.

“Peço ao ministro da Saúde que compreenda que o estado de São Paulo é o epicentro dessa grave crise de saúde. Já temos aqui 810 casos de pessoas infectadas, 40 mortes dos 46 mortos do Brasil foram aqui em São Paulo. Ministro Mandetta, não faz nenhum sentido confiscar equipamentos e insumos”, finalizou Doria.

Barraco

Insatisfeito, Jair Bolsonaro passou a atacar o governador paulista e o lembrou que, em 2018, Doria usou a campanha do militar para se eleger ao Palácio dos Bandeirantes. “Subiu à sua cabeça a possibilidade de ser presidente do Brasil. Não tem responsabilidade. Não tem altura para criticar o governo federal. Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque”, afirmou o presidente.

“Não aceito em hipótese nenhuma essas palavras levianas, como se vossa excelência fosse o responsável por tudo o que acontece de bom no Brasil”, continuou Bolsonaro, gritando e visivelmente irritado. Doria pediu, então, que o presidente se acalmasse. “Peço que o senhor tenha serenidade e equilíbrio. Mais do que nunca, o senhor precisa comandar o país.”

Isolamento

Após o discurso de Jair Bolsonaro em rede nacional na noite da última terça-feira (24), os governadores mantiveram o tom crítico adotado por políticos em Brasília e confirmaram o isolamento do presidente, que vê sua popularidade derreter diante da crise provocado pela epidemia do coronavírus.

Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro, afirmou que o isolamento social deve ser mantido e que não seguirá as orientações determinadas pelo Palácio do Planalto.

Para Renato Casagrande (PSB), mandatário do Espírito Santo, os estados “devem seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS”, já que quando fala “o presidente tira o valor da pandemia”.

Romeu Zema (Novo), que governa Minas Gerais, cobrou uma reunião do ministro da Economia Paulo Guedes para que sejam alinhadas estratégias econômicas para o país.

No Twitter, Doria anunciou que no final da tarde desta quarta-feira, os 27 governadores farão uma reunião virtual, sem a presença de Jair Bolsonaro, confirmando o isolamento político do presidente.

Pós-reunião

Minutos após o fim da conturbada reunião, os filhos de Bolsonaro passaram a atacar Doria nas redes sociais. Com sua particular verborragia, o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSL), foi ao Twitter comentar a reunião. “João Prudência e Sofisticação encara os problemas nacionais como se fosse um vídeo pornográfico vazado e, como todo ‘isentão’, se coloca de vítima diante do óbvio. Os governadores se alinham no enfentamento ao covid-19 e o Macron brasileiro sobe no palanque para rodar a baiana.”

Simultaneamente, e também no Twitter, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), outro filho do presidente, partiu para o ataque ao tucano. “Todos os governadores, exceto o oportunista do Doria, elogiaram o pacote do governo de Jair Bolsonaro de apoio aos Estados e Municípios, de R$ 88 bilhões, e deram outras sugestões que estão sendo consideradas pela equipe econômica do governo. Para a todos, menos Doria.”

Nas redes sociais, Doria respondeu aos filhos de Bolsonaro, sem citá-los. “Decepcionante a postura do presidente Jair Bolsonaro na reunião que tivemos há pouco com governadores do Sudeste para tratar sobre o combate ao coronavírus. Levamos as solicitações do governo de São Paulo e nosso posicionamento sobre a forma como a crise deve ser enfrentada. Recebi como resposta um ataque descontrolado do Presidente. Ao invés de discutir medidas para salvar vidas, preferiu falar sobre política e eleições. Lamentável e preocupante.”

Não satisfeito, no dia seguinte, Doria foi mais explícito sobre o racha. “Não teremos alinhamento político com o governo Bolsonaro. Isso nos dá liberdade de ter posições críticas em relação a determinadas posições que não representam a nossa visão.”

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 horas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará14 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará14 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará15 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias2 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias2 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 semana atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 semana atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 semana atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.