Noticias
Doenças não transmissíveis se tornam principal causa de morte no mundo, diz OMS
Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, problemas respiratórios crônicos e de saúde mental se tornaram a principal causa de morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que estas e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) ultrapassaram as doenças infecciosas e causam quase três quartos das mortes globais, com 41 milhões de vítimas a cada ano.
Nesta quarta-feira (21), a OMS divulga estatísticas inéditas e lança um portal de dados sobre o problema de saúde pública e fatores de risco associados. O relatório revela a escala atual da ameaça das doenças e também apresenta possibilidades de intervenções econômicas que, se aplicadas pelos países, podem mudar o panorama, salvar vidas e poupar gastos com saúde.
A OMS argumenta que combater os principais fatores de risco que levam a essas doenças pode prevenir ou adiar problemas de saúde significativos e um grande número de mortes por essas doenças.
Recorte brasileiro
O novo portal reúne os dados mais recentes específicos de cada país, fatores de risco e implementação de políticas para 194 países.
O documento permite explorar os dados para as quatro DCNTs (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) e seus principais impulsionadores e fatores de risco (como tabagismo, alimentação não saudável, uso nocivo de álcool e falta de atividade física). O portal torna visíveis os padrões e tendências nos países e permite a comparação entre países ou dentro de regiões geográficas.
No Brasil, as DCNTs são responsáveis por cerca de 75% das mortes, de acordo com as estimativas da OMS. As estatísticas apontam que a distribuição das causas de óbito se dividem no país entre: doenças cardiovasculares (28%), câncer (18%), condições transmissíveis, maternas, perinatais e nutricionais (14%), doenças respiratórias crônicas (7%), diabetes (5%) e outras DCNTs (17%).
Fonte: CNN Brasil
PODCAST DIÁLOGO MAIS – OS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásCeará vai receber 29 mil doses da vacina contra bronquiolite para gestantes

