Política
Doações para campanhas eleitorais diminuem em 2016

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, divulgou que os mais de 495 mil candidatos a prefeito e vereador das eleições desse ano receberam até agora mais de dois bilhões e 500 milhões de reais. O total é 48 por cento menor do que em 2012, quando os candidatos receberam mais de cinco bilhões. A quantia não está com a correção de inflação do tempo correspondente.
A diminuição nas doações pode ser explicada por conta das mudanças da Reforma Eleitoral de 2015, que entre as novas regras, diminuiu pela metade o tempo de campanha. A proibição das doações por pessoas jurídicas é outro ponto que explica a diminuição no volume de dinheiro destinado as campanhas.
Nas eleições deste ano, apenas pessoas físicas puderam doar quantias para os candidatos. A mudança também determinou que os candidatos a prefeito só poderiam gastar no primeiro turno 70 por cento do maior gasto declarado para o mesmo cargo na última eleição. No caso dos municípios que tiveram segundo turno a porcentagem cai para 50 por cento. Onde houver segundo turno esse ano apenas 30 por cento do valor do primeiro turno poderá ser usado. Os candidatos ou os partidos também tiveram que abrir contas específicas para receberem as doações.
Ainda de acordo com o TSE, os partidos políticos também gastaram menos nessas eleições. Na contramão das quedas, as doações via internet aumentaram mais do que o dobro com relação as campanhas de 2012.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos8 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Iguatu4 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu4 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias4 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça
-
Iguatu6 dias atrás
TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027