Ceará
Doações de sangue no Hemoce caem 30%; agendamento pode ser feito pela internet
Após o avanço do novo coronavírus no Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) registrou uma queda de cerca de 30% nas doações de sangue. Para desacelerar a diminuição nas doações e evitar a aglomeração de pessoas nas unidades, a instituição passou a disponibilizar uma ferramenta online, a partir da qual o doador pode agendar o dia e o local em que deseja fazer a doação. A plataforma deve passar por atualizações diárias.
O agendamento ficará disponível para doadores da capital cearense e de outros municípios no interior, como Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
“Estamos aumentando os pontos de atendimento e entrando em contato com alguns parceiros para que a gente possa levar o Hemoce para mais perto das pessoas. Estamos aumentando o horário de atendimento da sede, nos hemocentros regionais e nos nossos postos de coleta pra que as pessoas não venham todas juntas fazer doação de sangue”, declara a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos.
A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas e, assim, reduzir o risco de transmissão da doença. De acordo com Luciana Carlos, o total de bolsas de sangue disponíveis hoje são suficiente para atender à demanda, pois a instituição tem um “controle rígido” do estoque.
Porém, se o número de doações continuar a cair ou chegae a estagnar, haverá problemas com o abastecimento dentro de 10 a 15 dias.
“Não estamos com um estoque ruim, mas a gente precisa manter a coleta principalmente pensando nas plaquetas, que só podem ser usadas até cinco dias depois da coleta. Então, as plaquetas são os componentes que nos preocupam mais”.
Doadores prioritários
Além do site, o Hemoce disponibiliza o número de telefone 3101-3305 como canal para agendamentos.
Neste momento, a prioridade é que os jovens saudáveis realizem as doações e os idosos – público mais vulnerável ao contágio do coronavírus – permaneçam em suas casas, mantendo a quarentena.
Prevenção à doença
Para evitar a proximidade entre os doadores e, consequentemente, um possível contágio do coronavírus, a sede do Hemoce e as demais unidades vêm adotando medidas de prevenção desde a recepção até as salas de coleta de sangue.
Logo na entrada, o doador é recebido com assepsia das mãos. Além da higienização, cadeiras da sede foram marcadas de forma que o doador sente a uma distância maior que o comum do outro. São pelo menos duas cadeiras separando uma pessoa da outra.
Já na sala de coleta foi disponibilizado álcool em gel e o espaço entre uma cadeira e outra também foi ampliado. Os equipamentos utilizados na unidade passam por uma limpeza reforçada.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

