Iguatu
Diretores da CDL de Iguatu participam do II Fórum Nacional do Comércio em Brasília

O presidente da CDL de Iguatu, Francisco José Mota Luciano – Dedé Duquesa – e o 1º diretor de SPC, Francisco Bento de Souza, participaram em Brasília do 2º Fórum Nacional do Comércio. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro e contou com a participação de pelo menos 600 participantes do varejo de todo Brasil.
A abertura aconteceu na noite da terça-feira, 27, no espaço do Royal Tulip, com a participação de autoridades; o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; o presidente da CNDL – Confederação Nacional das CDL’s, o cearense Honório Pinheiro; o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Adelmir Santana; e do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, Edson de Castro; o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), Antônio Valdir de Oliveira; além de representantes das 27 Câmaras de Dirigentes Lojistas brasileiras; e parlamentares federais, entre outras autoridades.
O governador Rodrigo Rollemberg destacou a importância de o setor, em união com o poder público, enfrentar os desafios que surgem no atual cenário de crise financeira. “Só conseguiremos superar a crise com novos processos, produtos e tecnologias, que vão garantir maior competitividade das nossas empresas”, avaliou o governador.
Honório Pinheiro, presidente da CNDL, também destacou aos convidados presentes a importância de eventos como o Fórum para o comércio nacional. “A minha fala, neste momento, expressa três sentimentos: agradecimento, reconhecimento e gratidão. Falo em melhorias da legislação trabalhista, na simplificação da legislação tributária, na regulação dos meios de pagamentos, na normatização do trabalho intermitente e da desburocratização do ambiente de trabalho”, afirmou.
Após a abertura, a jornalista Mara Luquet apresentou um breve panorama econômico. Em seguida mediou a palestra do secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Benevides Filho. O secretário mostrou gráficos sobre o PIB, endividamento e desemprego no Brasil, ambos alarmantes. O orçamento de 2015 foi o tema mais citado em virtude do déficit primário divulgado pelo Governo recentemente, R$ 51,8 bilhões. O resultado negativo equivale a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Já a taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano chegou a 8,3%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Inovação
O Fórum Nacional do Comércio foi marcado por grandes painéis, palestras e debates. A palestra Inovação e Criatividade em cenário desafiadores, com Rivadávia Drumond, do HSM Management, foi um dos destaques. Para Rivadávia, a palavra chave para inovar é uma: mudança. “O problema é que todo executivo e gestor acha que inovação é só tecnologia ou só o produto. Mas 80% do investimento que você faz é em inovação contínua, inovação incremental. Ou seja, é fazer melhor o que você faz. Sair da zona de conforto e mudar”. Segundo o especialista, a inovação só consegue ser uma alavanca para os negócios caso seja aplicada pelos empreendedores em quatro pontos principais: na estratégia da empresa; nas soluções para os processos que vão dificultar a execução dos seus trabalhos; nas ferramentas que precisam utilizar; e na forma como medir o grau de sucesso da companhia.
Gestão
Saindo de inovação para gestão de pessoas e produtividade do varejo, um dos painéis contou com a presença do empresário Mário Gazin, da Rede Gazin, Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e o empresário César Souza. Encerrando a programação com muita descontração e bom humor para os convidados, o professor Clóvis de Barros Filho finalizou o evento com a palestra ‘A vida que vale a pena ser vivida’. A noite foi marcada por um coquetel e jantar de encerramento.
Renovação
Dedé Duquesa, da CDL de Iguatu, que representou o movimento lojista do Centro-Sul, no evento, ao lado do diretor Francisco Bento de Souza, ressaltou a magnitude do evento para o varejo brasileiro. Segundo o líder lojista, o Fórum, mais do que um encontro de autoridades e especialistas do setor também se configura numa franca inovação de conhecimentos e informações do que está acontecendo nas economias e mercados do Brasil e do mundo, assim também como as mudanças nas legislações de governo, que têm forte influência no setor varejista. “A gente volta renovado de um evento como esse, pelo grande volume de informações, porque lá estava o centro das atenções do comércio, de todo país”, afirmou.
*Por J. Guedes
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Noticias6 dias atrás
Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza
-
Noticias3 dias atrás
Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante