Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Diretor-geral da OMC considera essencial reativar negociações globais

[caption id="attachment_6314" align="alignleft" width="600"](Foto:Divulgação)[/caption]Os negociadores devem injetar uma vida nova nas negociações comerciais globais em algumas semanas ou correm o risco de ver o mundo voltar ao protecionismo e aos acordos regionais, afirmou o novo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, nesta segunda-feira (9/9).

Publicado

on

(Foto:Divulgação)

Os negociadores devem injetar uma vida nova nas negociações comerciais globais em algumas semanas ou correm o risco de ver o mundo voltar ao protecionismo e aos acordos regionais, afirmou o novo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, nesta segunda-feira (9/9).

Em seu primeiro discurso aos 159 membros da organização, o brasileiro advertiu que eles devem romper o impasse a tempo ou cancelar o encontro em Bali, marcado para dezembro. “É claro que o sistema está em apuros”, disse Azevêdo em sua sessão de estreia no Conselho Geral da OMC. “A percepção do mundo é que nos esquecemos de como negociar. A percepção é de paralisia. É essencial que lancemos uma vida nova no processo de negociação. É por isso que o sucesso em Bali é vital”, disse. “Os benefícios do sucesso seriam ótimos, mas as consequências do fracasso seriam ainda maiores. O futuro do sistema multilateral de comércio está em jogo. Aqueles que perdem mais são os menores e os mais vulneráveis”, afirmou.

Os membros da OMC, órgão que define as regras do comércio global, lançaram as negociações da “Rodada de Doha” em um encontro no Qatar em 2001. Eles tinham por objetivo criar um acordo global sobre abertura de mercados e eliminar barreiras comerciais, tais como subsídios, impostos excessivos e burocracia, além de aproveitar o comércio internacional para desenvolver as economias mais pobres. Mas depois de um início com esperanças elevadas, as negociações ficaram paralisadas em meio a disputas sobre o que dar e receber, principalmente entre China, União Europeia, Índia e Estados Unidos. “O mundo não vai esperar pela OMC indefinidamente. Ele vai seguir em frente e vai seguir em frente com escolhas que não serão tão eficientes ou tão inclusivas”, alertou Azevêdo. “Precisamos manter a vigilância contra o protecionismo”, acrescentou.

O fracasso para quebrar o impasse de Doha levou muitos países a se focarem em acordos bilaterais e regionais, que, por definição, excluem outros membros da OMC. E a crise financeira mundial trouxe com ela novamente o fantasma do protecionismo, que vai contra os objetivos do órgão de um comércio de concorrência equitativa. “O sistema multilateral de comércio continua sendo, de longe, a melhor defesa contra o protecionismo e a maior força para o crescimento, a recuperação e o desenvolvimento”, completou Azevêdo.

 

Fonte: Correio Braziliense

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.