Brasil
Brasil passará a compor grupo internacional de produtores de aeronaves

O Brasil entrou para um grupo de elite que reúne os maiores produtores e exportadores de aeronaves civis do mundo. Nesta sexta-feira (17), o país teve sua adesão aprovada ao Acordo sobre Comércio de Aeronaves Civis (TCA), que define regras internacionais para o setor.
O TCA é um acordo ligado à Organização Mundial do Comércio (OMC) que elimina as tarifas de importação para aeronaves civis e alguns produtos e serviços relacionados. O grupo conta com 33 economias, incluindo os principais concorrentes das aeronaves brasileiras, como Canadá, União Europeia e Estados Unidos.
A participação do Brasil no TCA depende ainda da aprovação do Congresso Nacional e da promulgação por decreto presidencial. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse que a adesão do país é um pleito antigo e que o governo trabalhou intensamente para isso.
Segundo Alckmin, a indústria aeronáutica brasileira é uma das mais avançadas do mundo e merece fazer parte do TCA. “Assim, poderemos influenciar o debate internacional sobre os rumos do setor e ter melhores condições de acesso aos insumos e às cadeias de comércio da aviação civil”, afirmou.
-
Iguatu15 horas atrás
José Ilo Dantas falece em Fortaleza aos 81 anos
-
Noticias2 dias atrás
Policial militar do Ceará suspeito de matar estudante segue foragido
-
Ceará1 dia atrás
Comerciante é assassinado em condomínio popular após operação contra facção em Caucaia
-
Brasil6 dias atrás
Idosa é dada como morta e é encontrada viva em saco de necrotério em SC
-
Ceará2 dias atrás
Dupla é presa por matar líder de facção e grávida em Fortaleza, a mando de facção rival
-
Brasil5 dias atrás
Mina da Braskem, em Maceió, ameaça colapsar e afundar bairros