Brasil
Desmatamento na Amazônia cai 36% no primeiro quadrimestre
De acordo com o monitoramento realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a área desmatada na Amazônia nos primeiros quatro meses deste ano foi 36% menor em comparação ao mesmo período de 2022.
Entre janeiro e abril de 2023, aproximadamente 1.203 km² da cobertura vegetal amazônica foram retirados parcial ou totalmente. No primeiro quadrimestre do ano anterior, foram desmatados cerca de 1.884 km².
Apesar da redução de quase um terço em relação ao período anterior, é importante ressaltar que a área desmatada nos primeiros quatro meses deste ano representa o terceiro pior resultado desde 2008 em termos de preservação do bioma.
Analisando os últimos 16 anos, é evidente que o desmatamento nos primeiros quadrimestres tem aumentado progressivamente. Tanto em 2022 quanto em 2021, houve um aumento significativo, alcançando respectivamente 1.963 km² e 1.884 km².
Ao examinar as imagens de satélite para monitoramento, os pesquisadores do Imazon constataram que em abril de 2023 houve uma queda de 72% no desmatamento, diminuindo de 1.197 km² em abril de 2022 para 336 km² no mesmo mês deste ano.
Ouça o nosso Podcast!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – LGBTFOBIA, RESPONSABILIZAÇÃO CÍVEL E CRIMINAL
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

