Ceará

Desemprego cresce no Ceará no primeiro trimestre, aponta PNAD

Published

on

A taxa de desocupação no Ceará no primeiro trimestre de 2023 registrou um aumento, de acordo com os dados divulgados hoje pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O estado apresentou uma taxa de desocupação de 9,6% nos três primeiros meses, o que representa um aumento de 1,8 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2022, quando a taxa foi de 7,8%. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, em que a taxa foi de 11%, houve uma diminuição de 1,5 ponto percentual.

A taxa de desocupação é calculada com base na proporção de pessoas com 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas, ou seja, que não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir uma ocupação, em relação ao total de pessoas que fazem parte da força de trabalho, incluindo as que estão trabalhando (ocupadas) e as que estão procurando emprego (desocupadas).

De acordo com a pesquisa, a população cearense em idade de trabalhar, estimada em 7,5 milhões de pessoas, aumentou em 86 mil pessoas, o que representa um crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em comparação com o trimestre anterior, não houve uma variação estatisticamente significativa.

Quanto ao nível de ocupação, que é a proporção de pessoas ocupadas em relação ao total da população em idade de trabalhar, estimado em 46,6%, também não apresentou uma variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em comparação com o trimestre anterior, houve uma queda de 2,3 pontos percentuais.

EM ALTA

Sair da versão mobile