Ceará
Desemprego cai no Ceará no segundo trimestre
De acordo com uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese), divulgada nesta sexta-feira (18), o número de desempregados no Ceará caiu no 2º trimestre de 2023. O estudo aponta que a taxa de desemprego entre a população economicamente ativa é de 8,6%, uma queda em relação ao primeiro trimestre, quando a taxa era de 9,6%.
Essa taxa indica a proporção de pessoas com 14 anos ou mais que estavam desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir) em relação ao total da força de trabalho. Isso significa que, de cada 100 pessoas na força de trabalho, cerca de nove estavam desocupadas no período.
Na comparação com o trimestre anterior, houve uma queda de um ponto percentual na taxa de desocupação no estado. Se compararmos com o 2º trimestre de 2022, houve uma redução foi 1,8 ponto percentual, saindo de 10,4%. Quando observada a taxa de desocupação do 2º trimestre de 2020, a redução foi de 3,7 pontos percentuais.
No segundo trimestre de 2023, o mercado de trabalho do estado era formado por diferentes categorias: trabalhadores do setor privado (exclusive trabalhador doméstico), que equivaliam a 47,0% do total de ocupados; trabalhadores domésticos (5,7%); empregados no setor público (13,9%); empregadores (3,3%); trabalhadores por conta própria (28,4%) e trabalhadores familiares auxiliares (1,7%).
A ocupação que teve aumento no número de trabalhadores em relação ao trimestre anterior foi a dos empregadores, com um acréscimo de 2,3%. Já as posições em que houve reduções no número de trabalhadores foram: trabalhadores domésticos (-3,8%), trabalhadores familiares auxiliares (-1,6%) e trabalhadores por conta própria (-0,4%).
Segundo o estudo do Dieese, entre as categorias de empregos formais houve aumento no número de ocupados entre os empregadores, trabalhadores do setor privado e setor público com carteira assinada e estatutários. O Dieese também destaca a variação positiva (21,4%) no número de ocupados como trabalhadores do setor público com carteira assinada.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

